quarta-feira, 28 de julho de 2010

GP Brasil: a hora da verdade

Para os 12 competidores

A prova tem tudo para ser espetacular. Criadores, proprietários, treinadores, jóqueis e turfistas numa expectativa enorme. Rivalidade entre os donos dos inscritos à flor da pele. O japonês Moryba, famoso nos ringues por ser Bom de Luta, fez sociedade com o chinês Vazuveda, um dos mais ilustres em Hong Kong. O potro deles será uma das forças e em suas conversas, sempre dizem, confiantes: "Our Potri, com certeza, vai dar Another Show. Já um proprietário brasileiro, fanático torcedor do Corinthians, vive repetindo...Timeo....Timeo, e leva fé no seu cavalo. Amante de comédia, sempre revê os filmes de Jerry Lewis. Gosta de música e ouve tanto clássicos como Flymetothemoon como canções mais modernas, como Rockwell. Um amigo o previniu sobre a dupla nipo-chinesa, também famosa por seu "olho grande". Nosso herói respondeu, na lata: "Tônemaí pra eles e até já tomei um banho de Sal Grosso pra afastar a inhaca".

Outras três provas de Grupo I merecem atenção.

O GP Brasil é a maior prova do turfe nacional, mas a semana máxima também reserva outras emoções, principalmente nas demais provas de Grupo I, todas tradicionais. No quilômetro do Major Suckow, destaque para Desejado Thunder, um corredor de exceção. No antigo Osaf, o "Brasil das Éguas", favoritismo de Dolly Max, mas outras competidoras podem dar trabalho à defensora do Alvarenga. Finalmente, na milha, outro nome de destaque. Too Friendly corre demais e dificilmente será batido. Equilíbrio na disputa pela dupla, principalmente entre a parelha do Haras Regina. Outros GPs, clássicos e provas especiais vão enriquecer as programações.

Uma estréia de luxo e um futuro promissor.

O Clássico Imprensa foi a maior atração do último fim de semana no Hipódromo da Gávea. Jelousy, invicto na pista de areia em três apresentações, era o legítimo favorito. O estreante Aye Lad, com campanha em Cidade Jardim, onde obtivera uma vitória, parecia o maior rival entre os outros três inscritos. Mas o que se viu foi uma apresentação de luxo do filho de Gilded Time, criado por Fazenda Mondesir. Apresentado por Dulcino Guignoni, não tomou conhecimento do favorito e venceu por vários corpos, assinalando tempo fantástico. Dirão vocês, 100s é bom, mas nada demais. Só que em outras provas da tarde, na milha, os ganhadores ficaram perto de 105s. A raia não anda boa para tempos e a marca de Aye Lad foi excepcional.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"A hora é de festa. Vamos curtir. Depois a gente arruma a casa". (Matungão)

Rapidinhas

Convidados pelo gentleman André Luiz Dumortout de Mendonça, o matungo aqui, André Cunha e Celson Afonso almoçamos no Espaço Brasa, no Leblon. Companhia fantástica e papo agradabilíssimo.

Caravanas do país inteiro chegando ao Rio para a festa do GP Brasil. Ótima oportunidade para rever amigos, que hoje, com as falicidades de Orkut e Msn, estão sempre por perto.

No sábado, após o último páreo, o sorteio das balizas para as provas de Grupo I e a entrega dos prêmios aos vencedores da estatística da temporada 2009/2010. Muita alegria entre os ganhadores.

Ótimo trabalho realizado pela TV Turfe nos centros de treinamento. Apresentação de Danielle Franca e entrevistas com André e Neto. À toda equipe comandada pelo Bira, parabéns.

Minha amiga Juliana Dias está em franca recuperação, graças a Deus. Quanto ao ocorrido eu prefiro não comentar. Importante é que Dona Ju volte logo ao convívio de sua família e seus amigos.

Como vem acontecendo nos últimos anos e de comum acordo com meu irmão e parceiro Luiz Urubatan Carlos, ele vai narrar sexta-feira e domingo. Eu fico com o sábado e a segunda-feira. Boa festa para todos os turfistas e profissionais.

O MATUNGÃO VIBROU

Vou praticamente repetir o que escrevi neste espaço na semana passada. Fiquei extremamente com a confirmação dos campos das quatro provas de Grupo I do fim de semana. O GP Brasil está sensacional, com 12 competidores altamente qualificados e numa provas mais equilibradas dos últimso anos. Em sã consciência, não há como apontar um grande favorito e muito menos afirmar que qualquer dos 12 não tem chance de vitória. Espetacular. Jóqueis e percurso serão decisivos para a conquista da vitória. E nas outras provas também, nada de campo cheio, com cavalos atrapalhando aqueles que têm chace de verdade.

O MATUNGÃO DE TERNO

Serei muito sincero com os amantes da coluna e do blog. Se tem uma coisa que me deixa profundamente depressivo é ter que usar terno e gravata. Jamais seria advogado ou executivo de uma empresa. Me fantasiar de pinguim, quase enforcado é algo que tira meu bom humor. Tinha um terno antigo, quando estava com 14 quilos a mais. Há 2 anos, quando entrei em forma, comprei outro, que só usei duas vezes. Domingo será a terceira...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: