quarta-feira, 7 de julho de 2010

GP Brasil: Tônemaí começa a

Contagem regressiva para a festa

Após o incessante trabalho durante a Copa do Mundo que, prá nós, já acabou, o matungo reaparece, exausto mas pronto para o aquecimento do GP Brasil 2010, que promete. No último fim de semana, as primeiras preparatórias para a grande festa da primeira semana de agosto e provas emocionantes. A presença de Jorge Ricardo esquentou ainda mais a corrida de domingo no Hipódromo da Gávea. No GP Dezeseis de Julho, um final de muita emoção, prevalecendo Tônemaí (Wild Event e Onda), contando com direção perfeita deste excelente Ilson Correa. Derrotou Lewis, que também mostrou grande categoria, não fosse um Derby Winner de valor. Atropelando forte, Another Xhow e Moryba deixaram claro que irão brigar pela vitória no domingo maior do turfe carioca. Tequilla Heights fez um train alucinante e ainda chegou em quinto. Cosminho Morgado esteve perfeito na apresentação dos dois primeiros colocados. A decepção ficou por conta de Time For Fun, montando por Ricardinho. Deu impressão até o meio da reta, mas não passou da sétima colocação. Flymetothemoon, outro comentado, foi o sexto, mas reaparecia e deve melhorar muito até o GP Brasil.

Dolly Max mostra que será osso duro no Brasil das Éguas

Outra preparatória importante realizada no domingo foi o GP Adayr Eiras de Araújo, em 2.000 metros, teste para o GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra, o antigo Osaf. Na prova que costuma ser chamada de "Brasil das Éguas", brilhou intensamente Dolly Max, de ponta a ponta, sem dar qualquer chance às adversárias. Vai à prova do sábado festivo com enormes possibilidades e ainda terá reforço importante de Inchatillon, que perdeu o segundo lugar por pequena diferença para Dear Nat, que fez um corridão. Normalmente, estas três comperidoras podem e devem ser consideradas como as grandes favoritas da prova de agosto. Qualquer resultado sem elas será uma zebra, sem dúvida. Lógico, sem desmerecer as demais.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"A única alegria brasileira na Copa do Mundo quem deu foi a Alemanha". (Matungão)

Rapidinhas

Terminada a decepção da África, os turfistas não pensam em outra coisa senão a festa do GP Brasil. Esta semana as preparatórias da milha e do Suckow. Vamos conferir.

Terminada a tempora 2009/2010 e emoção apenas na disputa entre os treinador, com vitória do mestre Almiro Paim Filho, que no vigor de seus 81 anos, se emocionou com a conquista. Dalto Duarte, com todo mérito, já trazia a "vitória assegurada" desde o início da reta e só fez aumentar a vantagem.

Brilhou mais uma vez o Stud Alvarenga, por somas ganhas. Por número de vitórias, o Stud Amigos da Barra, que teve temporada fantástica. Menção mais que honrosa para o Stud Golden Horses de meu amigo Johnny Verçosa.

Corredor de nível médio, com bom número de vitórias, Public State "abriu carreira" e se transformou num cavalo a ser respeitado em percursos de meio fuundo, na pista de areia. Outro dia supreendera com pule alta, em páreo forte e na Prova Especial Much Better, agora como favorito, foi lá e confirmou.

Passada a decepção da Copa do Mundo, os torcedores voltam a curtir o Brasileirão e as finais da Libertadores. Estou muito cabreiro com meu time, que está sendo desmontado. Agora, maldade dos meus "amigos" ficarem afirmando que a próxima UPP será instalada na Gávea...

O MATUNGÃO VIBROU

No comentário que fiz acima, sobre os ganhadores das estatítiscas, não toquei num assunto que preferi deixar para este espaço. Trata-se do segundo lugar obtido pelo aprendiz Henderson Fernandes, feito que, creio eu, é inédito no turfe nacional. Pelo temperamento que tem, acho que dificilmente o sucesso lhe subirá à cabeça, até pelo fato de que a família está sempre por perto. Mas ouso afirmar que este menino é um fenômeno e tem tudo para se transformar num dos melhores jóqueis do país. E o recorde que bateu e ainda aumentará (monta como aprendiz até fevereiro de 2011) será quase impossível de ser batido. Que siga assim e mantenha sempre a humildade.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Não se trata de bronca, mas de um grande susto. De todo modo, quem tem fé consegue reverter situações críticas. Em meus quase 40 anos de turfe conheci pessoas fantásticas e fiz amigos. E uma destas amizades que, tenho a honra de ter feito foi com Francisco Portinho, um homem de grande conhecimento, de educação ímpar e um grande caráter. Me assustei quando li a nota do Rizzon no Raia Leve e procurei me informar. Peço a Deus que lhe dê forças meu amigo e tenho certeza que esta será mais uma batalha que você vencerá...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet

Nenhum comentário: