terça-feira, 14 de setembro de 2010

Scottish Boy vence Grupo III

No peito, na marra e na garra

O GP José Carlos e João José de Figueiredo, do Grupo III, em 1.600 metros, grama macia, foi o destaque do último domingo no Hipódromo da Gávea. Vindo de obter a segunda colocação para Too Friendly na milha internacional, o cavalo Scottish Boy foi o favorito do público. Diante da velocidade mostrada por Godsmustbecrazy, Dalto Duarte decidiu correr seu pilotado na segunda posição. Na reta final, partiu pra cima do ponteiro que mostrou valentia e custou muito para entregar a rapadura. E, ainda por cima, no encalço dos dois, apareceu Davignon, com ótima ação. Dalto, que atravessa fase fantástica, baixou a biblioteca e, no braço, conseguiu dominar o ponteiro por pescoço, enquanto Davignon chegava à paleta de seu conduzido. Linda vitória e final empolgante. Belo Solanés, em estado de graça, deu mais um show de apresentação. O Haras Regina, sempre ganhando muito, arrebatou mais um troféu para a vasta coleção. Prova de final empolgante. Deu gosto de ver.

Matéria Prima fatura Clássico Sandpit

Para a felicidade absoluta dos amigos Valério, Cidinho, Leonardo e Vicente, o potro Matéria Prima venceu de forma espetacular o Clássico Sandpit, em 2.000 metros, grama, principal atração da corrida do último sábado, na Gávea. Para aqueles de memória curta, o Stud São Pedro da Aldeia fez história no turfe carioca, em passado recente, com inúmeros corredores e brigando por estatística. Muito bem apresentado por Júlio Cezar Sampaio, e dirigido com a categoria de sempre por Dalto Duarte, o filho de Mensageiro Alado e Freak Lady assumiu a liderença logo após a partida e venceu uma linda prova. Na reta recebeu vários ataques, mas resistiu bravamente, deixando Aye Lad a pouco mais de um corpo na segunda colocação. Que este clássico seja o primeira de outros tantos, uma vez que os proprietários de Matéria Prima merecem todo sucesso que puderem alcançar. Valeu Valério!

O Matungão mais cedo

A partir desta semana o blog do matungo será atualizado e colocado no ar às terças-feiras. A partir das quartas-feiras a coluna será reproduzida no site do Jockey Club Brasileiro e nas edições impressa e online do Jornal do Turfe. Portanto, os fiéis leitores poderão conferir as matunguices do bucéfalo mais cedo. Valeu!

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de refutar" (Josh Billings)

Rapidinhas

Um grande espetáculo não é feito apenas com protagonistas. Sem dúvida, estes são as estrelas principais, mas os coadjuvantes têm grande importância. Muitos deles, com oportunidade, mostram seu talento. Nas últimas semana, dois desses coadjuvantes brilharam: Romar Barros e Jefferson Coelho. Merecem montar mais.

Semana passada não comentei o resultado da Prova Especial Independência, uma vez que escrevo a coluna às segundas-feiras. Vitória escamada de Suck Out Queen, de ponta a ponta, em mais uma direção perfeita de Dalto Duarte. Muita alegria para o titular do Stud Santo Antônio da Posse, Adalberto Ribeiro. Apresentação perfeita do craque Venâncio Haid.

No mesmo dia, em Cidade Jardim, três provas importantes. E, como era de esperar, show de Luiz Duarte. Na segunda prova da Tríplice Coroa de potrancas, brilhou também o amigo Beto Feltran, craque no treinamento.

Aniversariaram no último dia 10 o ex-jóquei Paulo Cardoso e o treinador Roberto Morgado Neto. Aos dois, felicidades.

Uking venceu uma linda carreira na sexta-feira, para a alegria de Airton Barnasque, locutor do Jockey Club do Rio Grande do Sul. Mais uma apresentação de luxo de Darcy Mineto. Jorge Leme foi perfeito na direção.

Voltaram com tudo os aprendizes Carlos Henrique e Adilton Marques da Silva. Venceram bonitas carreiras. Mais reforço para o ótimo time de aprendizes. Falta voltar o Vagner Borges.

O Fluminense continua perdendo a gordura e menos mal que o Timão também levou um "couro" em casa. Enquanto isso o Flamengo...deixa pra lá.

O MATUNGÃO VIBROU

Vibrei muito com a vitória da égua Bohemia Fritz no primeiro páreo de sábado. E não pensem que foi por tê-la colocado no Pick 3. Aliás faz tempo que não faço um. Foi pelo fato de marcar a vitória da treinadora Juliana Dias. Guerreira e ótima profissional, Dona Ju, como carinhosamente sempre a chamei, passou por momentos difíceis, mas deu a volta por cima e continua se dedicando ao máximo nas funções de mãe e treinadora. Que outras vitórias se sigam e o apoio do Mauro e do Sérgio (dois de seus proprietários) continue firme.

O MATUNGÃO TRISTE

Semana passada, após uma corrida noturna onde trabalhei, reencontrei o amigo João César Verçosa, titular do Stud Golden Horses e dele recebi a notícia do falecimento de seu pai. O "seu" João foi um grande amigo, que conheci quanto treinava em 1983. Me apresentou João César, que não conhecia ainda o mundo do turfe, há alguns anos. Lembro que na época, me pediu para comprar um animal para que seu pai pudesse ir à cocheira e passar o tempo. Então veio a Tata Paixão que, literalmente, fomentou a paixão de João César pelo turfe. Descanse em paz "seu João"...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: