terça-feira, 28 de setembro de 2010

Sweet Roar mostra categoria

Leva Grupo III e segue invicta

O GP Costa Ferraz, do Grupo III, em 1.000 metros, grama macia, foi o destaque da corrida do último sábado no Hipódromo da Gávea. A carreira, destinada a éguas de 3 anos e mais idade, recebeu 11 inscrições. Confesso que ao ver o campo, logo após a divulgação das inscrições, me surpreendi com a presença da potranca Sweet Roar. De propriedade do Stud Jife, do amigo Eduardo Capitoni (Dudu), a filha de Durban Thunder havia corrido apenas uma vez, vencendo prova especial para inéditas, contra quatro competidoras. Daí a encarar uma prova de grupo, contra corredoras mais velhas e experimentadas, me pareceu uma inscrição um pouco ousada. Quando me dei conta de que a potranca treinada pelo Túlio Penelas largaria por fora de todas, fiquei ainda mais apreensivo. Mas, qual o que. A valente menina dos olhos do Dudu deu um show na raia e venceu de forma espetacular, brilhantemente dirigida pelo também amigo Marcelinho Almeida. Parabéns amigo, sua "craque" está invicta e com toda certeza lhe dará muito mais alegrias. Agora é só comemorar. Show!

Nas copas dos leilões, vitórias convincentes

Outras atrações na corrida do último sábado, na Gávea, foram as Copas Leilões JCB, em 1.600 metros, grama, para produtos adquiridos em leilões realizados no tattersall do Jockey Club Brasileiro. Na carreira das potrancas, vitória firme de Fantastica Chris, para a grande alegria de Paulo Meira, apaixonado criador e proprietário. Apresentada de forma exuberante pelo amigo Marcos Ferreira (recuperado do problema no ciático), contou com direção precisa do TJ. Na carreira dos potros brilhou Unshamed, de ponta a ponta, mostrando grande evolução, marcando mais um ponto clássico para o vitorioso Stud Alvarenga de Alvaro Novis. Pra variar, mais uma apresentação nota 10 do "Alemão". Cada dia melhor, o nosso "Ice Boy", Edson Ferreira Filho, vai acumulando provas importantes no seu curto e já brilhante currículo. Parabéns aos ganhadores. As provas tiveram dotações superiores a R$ 30 mil.

Jaburú Vip salvou a pátria local e levou o GP Paraná

Foi realizado no último domingo, no Hipódromo do Tarumã, a maior festa do turfe curitibano, com a realização do GP Paraná, do Grupo I, pela primeira vez na distância de 2.000 metros. Corredores do Rio e de São Paulo foram anotados, tornando o campo extremamente qualificado. Do turfe local a grande esperança era Jeca, do Haras Rio Iguassu, vencedor da preparatória. Mas, surpreendendo até os paranaenses, o potro Jaburú Vip largou, tomou a ponta e cruzou o disco na primeira colocação, resistindo a Landau. A raia pesada deu vantagem pela cerca externa (mais uma vez o caminho foi descoberto por Luiz Duarte) e o alazão criado pelo Haras J.B.Barros (pentacampeão da prova) chegou primeiro ao caminho das pedras. Festa bonita e casa cheia. Movimento de quase R$ 500 mil. De parabéns o presidente Roberto Hasemann e toda a diretoria. Gerson Borges de Macedo foi perfeito nas narrações e Victor, Lobinho e Edson Huck realizaram ótimo trabalho pela TV Turfe.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Pior que tá não fica" (Tiririca, candidado a Deputado Federal)

Rapidinhas

É muito interessante assistir a uma vitória do aprendiz Henrique Merenciano de Oliveira, o "Vassourinha". Sua vibração ao cruzar o disco é incontida e isso aconteceu mais uma vez ao ganhar com Cigana Bylara, Querido por todos, muito educado e simpático, o menino já conta com a torcida dos turfistas.

A disputa pela estatística entre os pilotos está cada dia mais sensacional. O aprendiz Henderson Fernando segue na frente, com Dalto Duarte muito próximo. Ambos têm dado ótimas direções e quem ganha é o turfista carioca. A briga vai esquentar ainda mais, com toda certeza.

Meu amigo Panchito era só alegria após a vitória de Correspondente, do Stud Amigos da Barra, do Mauro e do Bruno. Treinador de qualidade inquestionável, que passou por coudelarias como os Haras Anderson e Haras das Estrelas, Marchant merece mais oportunidades, sem dúvida.

Na sexta-feira reencontrei no hipódromo o treinador Cláudio Peixoto de Almeida, o popular "Magrão". Ótimo profissional, responde pelos corredores do Stud Capitão no centro de treinamento Brejal. Animado, diz que tem um boa potrada para o ano que vem. Cláudio apresentou Emoufee em ótima forma e conseguiu uma vitória fácil. Sucesso ao amigo.

The Cyclone reapareceu tinindo e venceu de ponta a ponta, com firmeza. Não corria há nove meses, mas voltou no último furo. Mais uma bela apresentação de Bebeto e Bebetinho.

Sempre dou algum pitaco sobre futebol neste espaço, mas esta semana me recuso terminantemente a tocar no assunto.

O MATUNGÃO VIBROU

Já escrevi na coluna que, assim como no futebol, muitos craques saem do país em busca de novos rumos. E não me refiro aos corredores, mas sim aos profissionais, que brilham lá fora. Há algums semanas, falei sobre o fato de que, em compensação, conseguimos repatriar o Luiz Duarte, um verdadeiro mago das rédeas. Semana passada recebi com muita alegria a notícia de que outro grande craque será repatriado. Paulo Henrique Lobo retornará ao Brasil. Campeão por bom tempo nos Estados Unidos, o treinador voltará a trabalhar em seu pais. Vibrei com isso.

O MATUNGÃO AGRADECE

Gostaria de agradecer ao querido amigo Paulo Gama pelas gentis palavras sobre mim e a matéria de domingo (19) no Globo, sobre os aprendizes, em sua coluna na revista Turf Brasil. Quero dizer que foi meu o orgulho de ter sido convidado por ele para trabalhar no Jornal do Brasil, onde permaneci por 11 meses, até fevereiro de 1987, quando retornei ao Globo. Paulo é um jornalista experiente e de texto irretocável, dono de um humor sutil e inteligente. Grande caráter e um profissional na verdadeira acepção da palavra. E se faz necessário lembrar, sempre, que foi seu brilhante trabalho com Luiz Duarte o pontapé inicial para a atividade de agente de montarias no turfe carioca. Valeu PG...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Olveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: