terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Uma mensagem olímpica:

Tríplice Coroa, me aguarde

Após assistir ao GP Roger Guedon, do Grupo III, em 1.600 metros, grama leve, atração do último sábado, na Gávea, tive uma certeza. Claro que carreiras são carreiras e tudo pode acontecer, mas será muito difícil tirar a Tríplice Coroa da potranca Olympic Message. Corre muito essa defensora do Haras Regina e venceu aos esbarros, sem dar qualquer trabalho ao bom jóquei Dalto Duarte. O trabalho de equipe foi fundamental e Olympic Zarca fez o seu papel, minando as forças da excelente Desejada Duda. Mas, em minha modesta opinião, a companheira de farda teria vencido de qualquer maneira, com "faixa" ou sem faixa". Bela apresentação de meu amigo Betinho Solanés, tão jovem e já ganhador de um GP Brasil. Vai seguir colecionando taças, com toda certeza.

Areia e tiro curto a "quase moda" na Gávea.

Outra apresentação da gala na corrida de sábado foi a de Quasi Moda, que largou, tomou a ponta e deu um verdadeiro vareio nas adversárias para vencer a Prova Especial Jockey Club de Campos. Quem tentou acompanhar a defensora do Haras Campestre literalmente perdeu as pernas. Henderson Fernandes só teve o trabalho de largar bem e se segurar para não cair. Apresentação de luxo de Manuel Renato Lopes, o que não é nenhuma novidade. Triundoteruzaura correu bem, mas na verdade acredito que o nome atrapalha. Se fosse só Izaura acho que renderia mais...

Passaporte carimbado por um mago das rédeas

A principal atração da corrida do último domingo, na Gávea, foi o GP José Buarque de Macedo, do Grupo III, em 1.600 metros, grama macia. Prova preparatória para o GP Estado do Rio de Janeiro, que abre a Tríplice Coroa de produtos, a carreira teve um final empolgante. Na fase decisiva, como gostam de dizer os amigos paulistas, Vincent, Conclusivo e Último Furo "deram fila" de vitória, mas não contavam com a genialidade de um jóquei chamado Luiz Duarte. O "mago das rédeas" trouxe o seu Thunderdome Luiz no colo e em cima do disco livrou vantagem sobre o potro do Haras Anderson, que correu uma barbaridade e só perdeu no suspiro final. Mais uma apresentação notal mil do craque Neném Nahid, que coleciona troféus há muito tempo. Os outros "fileiros" correram barbaridade e vão dar muito trabalho, novamente, na milha de Grupo I.

Outro final empolgante na domingueira.

Ainda na corrida de domingo, na Gávea, foi disputada a Prova Especial João Vieira, figura lendária no turfe e pai dos meus queridos amigos Cristina e João Guilherme. Mais uma chegada espetacular, com final empolgante entre a excelente Rubia Street e All In, com vantagem mínina para a primeira. Assim como no sábado, vitória para a dupla Henderson Fernandes e Manuel Antônio Lopes. Mas, se com Quasi Moda o líder da estatística não teve nenhum trabalho, no domingo teve que se desdobrar e mostrar toda a eficiência no dorso da defensora do Stud Mo Bay. Vitória merecida de uma égua bastante corredora e fiel. Sem dúvida alguma, outras conquistas virão.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Quem esquenta a cabeça é palito de fósforo" (frase boba, mas foi o que me ocorreu)

Rapidinhas

O excelente Moryba mostrou aos americanos que não chegou lá apenas para ver a Estátua da Liberdade ou a neve da América do Norte. Logo na apresentação de estréia, faturou um allowance, em 1.800 metros, grama, no Hipódromo de Gulfstream Park. Mais um tupiniquim a mostrar as garras.

O calor no Rio de Janeiro, como de hábito, continua sendo o sonho de quem não tem nada para fazer e fica o dia inteiro na praia. Para quem trabalha é um tal de entra no ar condicionado, volta pra sauna e vice versa. Haja vitamina C. Tá tão quente no Rio que camelo do zoológico está tomando sorvete.

Já em São Paulo, onde chove todo dia, no sábado passado foi demais. Teve cavalo correndo com pé de pato e agarradeira.

Uma grata revelação nos comentários das corridas pela TV Jockey de São Paulo. O jovem Ivan Jerônimo mostrando talento e conhecimento. Parece que sua participação é temporária, mas espero que fique definitivamente.

Nosso amigo Tatá esteve na Gávea, pela primeira vez, como presidente eleito do Jockey Club de Campos, representando a entidade na homenagem prestada pelo Jockey Club Brasileiro. Tenho certeza que fará um ótimo trabalho.

Corre demais a alazã Bárbara do Truc, do meu amigo Sérgio Livramento. E vou tirar onda pois fui o único a indicá-la para a ponta, no Globo.

Flamengo começou bem o estadual, com duas vitórias e ainda sem a dupla dinâmica Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves. Estão sobrando batedores de falta na Gávea. O negócio é mandar o Deivid (???) ficar correndo de um lado para o outro na frente da área para receber porrada. Pelo menos vai servir pra alguma coisa.

O MATUNGÃO VIBROU

A cabeça ainda não está totalmente no lugar depois de testemunhar a tragédia ocorrida na região serrana do Rio, que vitimou centenas de famílias e atingiu duramente o turfe e bons amigos. Mas, a vida precisa seguir em frente e uma notícia que me fez vibrar na última semana foi a da contratação do jóquei Marcos Mazini pelo Haras Nacional. Dono de talento inquestionável, o piloto parece estar novamente muito motivado. Mantendo o peso na linha e dando ótimas direções, torço para que engrene mais uma vez e mantenha a boa fase do momento.

O MATUNGÃO E O CARNAVAL

Confesso, com todas as letras que nunca fui lá um apaixonado pelo carnaval. Na adolescência a gente curtia os bailes nos clubes (que quase nem existem mais). A turma se reunia para brincar e paquerar (nessa idade os hormônios falam mais alto). Teve a época do lança-perfume, mas eu preferia encher a cara mesmo era com cerveja. Enfim, mas todo esse papo furado é para chegar nos desfiles das Escolas de Samba. Um espetáculo de encher os olhos. Acho até que hoje as coisas são diferentes, como muito mais luxo e visual do que samba mesmo. Mas um dia, levado por amigos, me apaixonei por uma escola e até hoje torço e vibro quando ela entra na avenida. Todo mundo sabe, nunca escondi, que no futebol eu torço pelo Flamengo. Mas no samba, vou revelar agora, sou Portela, com muita honra...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acompanho o turfe, e seus cronistas, no mundo todo. Mas realmente é muito difícil ler uma coluna melhor do que a do matungão. Em poucas linhas consegue resumir tudo que acontece de importante no cenário turfístico nacional. Oxalá o turfe possa ser mais bem divulgado e mais leitores poderem apreciar tão preciosos comentários. Parabéns Matungão....
Já é hora de um livro de crônicas... ficamos no aguardo. Luiz Conté