terça-feira, 8 de março de 2011

Acadêmicos do Turfe

Unidos da Confraternização

Chegou, finalmente, o carnaval, paixão nacional tal qual o futebol e a cerveja. É hora da folia, de esquecer todos os problemas e cair nos blocos e trens elétricos da vida, pelo menos enquanto durarem os festejos de Momo. Mas quando tudo isso passar temos que voltar a cuidar do esporte ao qual dedicamos nossas vidas. Estão se aproximando provas importantes e uma ótima oportunidade para os dirigentes dos principais clubes promotores de corridas buscarem tornar o esporte cada vez melhor para os apaixonados pela beleza deste universo que tanto nos encanta. Buscar soluções para reerguer o turfe brasileiro é fundamental. Vamos encontrar a Harmonia necessária e que haja Evolução nas conversas. Que o Samba Enredo seja único e que a Comissão de Frente encontre o caminho certo para que o turfe brilhe cada vez mais. Como já disse uma vez, repito: "Turfe é paixão, o resto é esporte. Espero que tenham curtido a folia com muita consciência e sem de xixi nas ruas.

Marcelo Cardoso leva Triundoteruzaura à vitória

A Prova Especial Moacyr de Carvalho, em 1.300 metros, areia, foi o destaque da corrida do sábado de carnaval no Hipódromo da Gávea. A vitória pertenceu a Triundoteruzaura, do Stud TNT, dirigida por Marcelo Cardoso que substituiu a Luiz Duarte. E a direção do experiente piloto foi fundamental para a conquista da filha de Put It Back. Após a entrada da reta final, Marcelo, num "caixote" lícito, impediu a progressão da maior adversária, Lady Beauty e deu a partida na frente. Dalto Duarte teve que arrancar sua pilotada por fora para, aí sim, iniciar a atropela, sem tempo de alcançar Triundoteruzaura, que venceu com firmeza. Mais uma apresentação nota 10 do campeão Venâncio Nahid.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Quanto riso, ó, quanta alegria, mais de mil palhaços no salão..." (Zé Keti e Pereira Mattos)

Rapidinhas

Muito boa a primeira aparição do aprendiz gaúcho Luan da Silva Machado. Ganhou duas provas na sexta-feira e mostrou talento. Mais um para o bom time da Gávea.

Não vai mudar nunca. Jóqueis barram sem a menor cerimônia, mas quando são barrados chiam uma barbaridade. As vezes se dão mal na escolha. Mas carreiras acontecem todas as semanas.

Um show deu o jóquei Zeferino Moura Rosa na corrida da última sexta-feira no Tarumã. Ganhou seis dos nove páreos disputados.

Depois dizem que eu persigo esses bichos. Por falar em Tarumã, vocês viram a quantidade de Quero-Quero na raia? Tô dizendo, eles vão domiar o mundo se ninguém fizer nada.

Ronaldinho Gaúcho mostrou que não é só futebol que tem nos pés. Sambou em algumas escolas na Sapucaí e ainda no bloco que criou. Tá difícil parar o dentuço.

E por falar em futebol, parece que o fominha do Thiago Neves está começando a mostrar sua cara. Tomara...

O MATUNGÃO VIBROU

E vibrei muito com as vitórias de Mestre de Ouro e Kate Five, treinados pelo meu amigo de longa data Leopoldo José Cury. Em janeiro, no CT, foram mordidos por uma jararaca e fizeram forfait. Depois, passaram pelo sufoco das chuvas, na tragédia que praticamente acabou com o Vale do Cuiabá. Trazidos para a Gávea, em pouco tempo, venceram belas carreiras. Superação máxima, último grau, como diria Fernando Lopes. Léo apenas ficou chateado por terem matado a jararaca...

O MATUNGÃO DE MOLHO

Já deixei de ser folião faz tempo e depois de quase dois meses ralando numa obra que parecia interminável, aproveitei o carnaval (quer dizer, a partir de domingo) para descansar. Claro que não faltaram as latinhas de Itaipava (promoção no Zona Sul a R$ 0,99) bem geladinhas. Dormi cedo e quase nem vi os desfiles, mas tudo bem. Na quinta volta o trampo e a malhação (na academia, que fique bem claro). Aliás tem muita gente que adora malhar (os outros) e poderia utilizar a energia de forma bem diferente...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite Marco Aurélio.....nossa....tenho 40 anos e sou de um tempo não tão longe como você, ams um tempo que produz saudades....Vi grandes cavalos dos anos 80 e 90.....Baronius, African Boy, Fantasie, Cisplatine, Heracleon. Hafizabad, Old Master, Grison, Itajara, Troyanos, Flyyin Finn, Much Better, Falcon Jet e tantos outros.....lembor de sua coluna no Jornal, naquele tempo em que tínhamos 1 págianm dedicada ao turfe.....hoje , depois do GP BRASIL de 2010 m estive no Jockey pra ver as tríplices coroas....atualmente pro discordar de comoo o turfe é conduzido, minhas idas se resumem basicamente ao GP BRASIL e as triplices coroas.....zapeando aqui an internet descobri vc e seu blog q tem o mesmo titulo da sua coluna no jornal.....muito bom !! aquela foto q vc postou uns dias atrás da sua gaveta , com a chegada do Fantastic Dancer o Much Better, acho que foi a COPA ANPC.....e eu estava lá !!....abraços e tudo de bom !