terça-feira, 1 de março de 2011

Zepellim decolou para a

Liderança invicta da geração

O Clássico José Calmon, em 1.300 metros, grama macia, foi o destaque da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea. Prova destinada à nova geração, teve campo reduzido com apenas cinco competidores. Mostrando grande superioridade, Zepellim largou, assumiu a liderança e venceu com firmeza, recebendo direção tranquila do líder Henderson Fernandes. Fita Azul, um pouco estorvado no percurso, mostrou boa recuperação e finalizou no segundo lugar. Lurton, Expresso Love e Future Love completaram o placar. O filho de Dubai Dust foi apresentado em boa forma por Luiz Arthur Fernandes Filho e deixou claro que ainda dará muitas alegrias aos titulares do Stud Palurape. O tempo, em se tratando de potros de 2 anos, em início de campanha, pode ser considerado bom.

Old Tune sai do perdedor com vitória clássica

A principal atração da corrida do último sábado, na Gávea, foi o Clássico Luiz Alves de Almeida, em 1.300 metros, grama macia, para potrancas de 2 anos. Campo reduzido e favoritismo de uma ainda perdedora e um surpreendente montante de apostas em uma estreante. Na partida, esta segunda, Narcisse Noir, largou com atraso, deixando o caminhão de pules no partidor. Dirigida com a maestria de sempre de Luiz Duarte, o "mago das rédeas" Old Tune assumiu a liderança no momento certo e venceu com sobras, saindo do perdedor com uma conquista clássica. Fora-da-Lei, surpreendentemente pouco apostada, formou a dupla num esforço do excelente Dalto Duarte. Anotem o nome de Narcisse Noir pois, na próxima, sem a má largada e as famosas "emoções da estréia", dificilmente será derrotada em páreo de turma. Neném Nahid apresentou a ganhadora em grande forma.

Mais uma aposta certa do meu amigo "Johnny"

Existem coisas na vida que a gente faz e depois se orgulha muito. Um saudoso amigo, desde o início da década de 80, um dia me apresentou seu filho, que não tinha nenhuma ligação com o turfe. A amizade começou ali e posso dizer que, de certa forma, fui o responsável por sua entrada direta no mundo dos cavalos. Hoje, titular de um dos studs mais ganhadores da Gávea, foi a vez dele apostar em um profissional. Chega de não falar nomes. Estou me referindo a João César Verçosa, meu amigo Johnny, que tem como treinador o jovem Daniel Lopes, já mostrando serviço e de futuro promissor. Sucesso sempre ao Stud Golden Horses.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"O silêncio não tem fisionomia, mas as palavras muitas faces..." (Machado de Assis)

Rapidinhas

Mais um aprendiz se acidentou na Gávea e justamente quando vivia ótima fase. Carlos Henrique vai passar um bom tempo no estaleiro, assim como Vagner Borges e Igor Gaier. Que tal um banho de sal grosso na escola ou uma mãe-de-santo?

Depois de revirar a casa na reforma que fiz, achei fotos incríveis que guardei ao longo do tempo e nem lembrava mais. Vou digitalizá-las e usar quando escrever algo sobre craques de décadas anteriores. Uma das fotos foi a da chegada entre Fantastic Dancer e Much Better, quando o primeiro venceu no fotochar, em recorde. Much Better havia corrido 21 dias antes o GP Arco do Triunfo. Imperdível! (Foto do saudoso José Brederodes, de O Globo). Fantastic Dancer por fora, Much Better por dentro, com Luzette em terceiro).

Esqueci de declarar "forfait veterinário" da coluna semana passada. A cobrança foi enorme e a multa vai ser alta...

Apesar de todo o cuidado que vem sendo tomado, a canalha da dengue continua pegando firme na Gávea. As últimas vítimas foram Dona Célia (esposa de seu Walter) e Dona Regina (esposa de seu João Coutinho Filho). Sai pra lá mosquito safado...

Divulgados os campos das segundas etapas da Tríplice Coroa. Provas sensacionais que merecem ser assistidas ao vivo e a cores.

Aniversariou na última terça-feira a minha amiga Karol Loureiro, jornalista e editora da revista Turf Brasil. Kaká, muita saúde, paz e sucesso profissional. Você merece...Agora, "boca livre", nem pensar neh?

Folguei na semana passada e vou trabahar nas próximas três corridas. No sábado de carnaval vou narrar fantasiado de matador de Quero-Quero, se é que existe tal fantasia...

Não tenho a menor dúvida de que a chegada na estatística de jóqueis será empolgante. Henderson Fernandes e Dalto Duarte estão montando o fino e as torcidas organizadas já estão vibrando. Isso é muito bom para o turfe.

Muita maldade dizer que torcedor do Fluminense são usa óculos porque tem "boa vista". Não vejo nenhuma graça nisso...

O MATUNGÃO VIBROU

Começar o ano fazendo uma festiva viagem no "Bonde do Mengão sem freio" é uma alegria inenarrável. A expressão "O craque faz a diferença" ficou absolutamente comprovada no domingo, no Engenhão. Ronaldinho Gaúcho com uma cobrança de falta milimétrica, deu o título da Taça Guanabara à nação rubro-negra. Nosso "Professor Pardal", parece que adora escalar o time errado para consertar no intervalo. Vá entender. Saudações aos amigos José Lírio, André Cunha, Celson Afonso, Karol Loureiro, Dona Ju e mais 40 milhões pelo 19º título...Chega!

O MATUNGÃO E A FOLIA

Bom, o carnaval chegou, até antecipado, uma vez que já há dois fins de semana os blocos tomaram conta das ruas da cidade. Para ser sincero, nunca me considerei um apaixonado pelo carnaval. Na juventude, quando ainda existiam os bailes nos clubes, até participava com a galera. Teve um, na adolescência, que me fantasiei de pirata (Jack Sparrow ainda não existia). Foi um mico que jamais esqueço. Um olho estava tapado e jogaram lança-perfume no outro. Cego e no meio do baile...Quando consegui destapar o olho, já estava dentro da piscina. Pelo menos só o papagaio se afogou...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: