terça-feira, 2 de agosto de 2011

GP Brasil: a hora da verdade

Para os 13 competidores

A prova tem tudo para ser espetacular. Criadores, proprietários, treinadores, jóqueis e turfistas numa expectativa enorme. O equilíbrio de forças é evidente, principalmente pelo fato de ser uma incógnita a adaptação ao percurso daquele que, por tudo que mostrou até o momento, pode ser considerado um corredor de exceção. Óbvio que me refiro a Too Friendly, ganhador da milha internacional do ano passado e ganhador de Grupo I, em 2.000 metros, recentemente em Cidade Jardim. Caso sinta-se à vontade na milha e meia, dificilmente será batido. Mas, no caso de estranhar o percurso desconhecido, a prova vira uma loteria e podem ser considerados sérios candidatos à vitória Sal Grosso, Tônemaí, Anakin, Jeca, Una Beleza e Another Xhow. A lamentar as ausências de Cisne Branco e Timeo, que deixariam a carreira ainda mais empolgante.

Outras três provas de Grupo I merecem atenção

O GP Brasil é a maior prova do turfe nacional, mas a semana máxima também reserva outras emoções, principalmente nas demais provas de Grupo I, todas tradicionais. No quilômetro do Major Suckow, destaque para Desejado Thunder, um corredor espetacular e Berlino Di Tiger, que o derrotou recentemente. Os dois têm amplo destaque, mas não se espantem se Barão da Cevada e Quasi Moda pregarem uma peça nos favoritos. No GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra, o antigo Osaf, a principal cartada paulista na opinião do matungo. Grand I Ask corre muito e terão de voar baixo se quiserem derrotá-la. Finalmente, na milha do GP Presidente da República, equilibrio total, sem um grande favorito. Provas imperdíveis.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Se você sentir um vazio por dentro, coma, porque é fome". (Popular)

Rapidinhas

Após uma semana sem corridas, recorde de incrições e o meeting do GP Brasil terá cinco reuniões. A programação extra será realizada na terça-feira. Haja fôlego.

Todo mundo torcendo para São Pedro dar uma colher de chá e não abrir as torneiras no fim de semana. GP Brasil com chuva ninguém merece.

A mídia começa a aparecer no Jockey. Pelo menos nesta época do ano. De todo modo, como mandam gente que não entende nada de turfe, algumas pérolas são produzidas.

Sexta-feira o tradicional churrasco oferecido pelo amigo Zé Lírio. Mesmo com um zilhão de coisas para fazer não vou faltar.

Muito boas as matérias feitas por André Cunha e Celson Afonso nos centros de treinamento. O programa vai ao ar nesta quarta-feira, às 18h, pelo canal 13 da Net.

Delegações de todo o país chegando ao Rio para a maior festa do turfe nacional. Boas vindas aos amigos de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Recife, Fortaleza etc...

O MATUNGÃO VIBROU

Muito bacana a festa promovida pelo amigo Mauro, em comemoração pela vitória na estatística de seu Stud Amigos da Barra. Foi no último sábado, no restaurante Lokau, na orla do Recreio dos Bandeirantes. Muita gente do turfe, música de ótima qualidade e comida de primeira. A diversão foi garantida e o que também me fez rir bastante foi ver meu irmão e amigo Luiz Urubatan Carlos tomando guaraná a noite toda. O que a "Lei Seca" não faz com quem precisa dirigir. Já o matungo aqui...prefiro não comentar. O chope estava ótimo.

O MATUNGÃO TRABALHA

A semana vai ser pauleira braba, mas não reclamo, uma vez que GP Brasil acontece uma vez por ano e a gente que adora turfe, curte esse momento especial. Jornal durante toda a semana, apresentação do programa de quarta. Me "arrumaram" o programa de sábado também para apresentar antes de narrar toda a programação. Domingo, programa e entrevistas e narração na segunda e na terça. Isso sem contar que estive no Projac durante a semana para gravar participação (áudio) em A Grande Família. Escrevendo esta coluna, na terça-feira, já estou cansado...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet

Um comentário:

sjlessa disse...

Essa versão do GP BRASIL 2011,será emocionante porque existe muita badalação em torno de animais que
ainda não convenceu para dizer-mos que esse ou aquele será uma barbada,e portanto cada um tem a sua preferencia e torcida,e eu tenho a minha barbada que deverá atropelar a tempo de engolir o TOOFRIENDLY,O JÉCA,O SAL GROSSO E O ANOTHER SHOW,a minha barbada vai correr quietinho e vai fuzilar por fora com o lavor se mexendo, vai ser emocionante. PERICHOLE É A MINHA BARBADA.