terça-feira, 13 de setembro de 2011

As meninas do Brasil e o

Brilho de Jaqueline Cabral

A Prova Especial das Joquetas, uma boa iniciativa do Jockey Club Brasileiro, reuniu oito das nove destemidas garotas que optaram pela profissão. Só faltou Jeane Alves, que não pode participar uma vez que tinha compromissos em Cidade Jardim. A prova atraiu gente nova (quem sabe futuros turfistas). A imprensa tanto carioca como paulista deu cobertura à prova e tudo isso conta. Na pista, brilhou Jaqueline Cabral no dorso de Olympic Leader, do Haras Regina. Não teve pra ninguém, largou e acabou. A garota de Ipanema que mora em Nova York, nossa Maylan Studart, deu ótima direção em Iceman e formou a dupla. O cavalo mancou seriamente logo após o páreo. Josiane Gulart obteve a terceira colocação. Ano que vem serão disputados torneios para as meninas, no Rio e em São Paulo.

O bicampeonto de Tônemaí na milha e meia

Outra atração da corrida do último domingo foi o GP Doutor Frontin, do Grupo II, em 2.400 metros, grama leve. Numa chegada espetacular, Tônemaí, muito bem levado por Jorge Leme, derrotou Urcath por pequena diferença, conquistando o bicampeonato da carreira, uma vez que também foi o ganhador no ano passado. Urcath, em grande evolução, entra no time de corredores clássicos do Stud Yatasto, cujo titular tem olho clínica na hora de comprar potros. Voltou a correr bem o "cara branca" Another Xhow, para a alegria do meu amigo Rodrigo Schulze. A decepção do páreo ficou por conta do favorito Sal Grosso, de quem sempre é esperado muito mais do que realmente mostra. O ganhador, de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Lecca, foi apresentado por Cosme Morgado Neto.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Nada é permanente nesse mundo. Nem mesmo os nossos problemas" (Chaplin)

Rapidinhas

Atrações do próximo sábado, na Gávea, as Copas Leilões JCB, ambas em 1.600 metros, grama, para potros e potrancas adquiridos em leilões realizados no tattersal carioca. De volta Joe Diesel, um potro de primeira qualidade.

Por falar em potro, mostrou categoria Le Kinoplex, que venceu, no último sábado, o Clássico Sandpit, muito bem dirigido por Dalto Duarte. Deixou claro que não escolhe distância e tem futuro promissor. Mais um do "Alemão".

Está chegando o GP Paraná e a festa no Tarumã acontecerá nos dias 7 e 9 de outubro. Trata-se de uma das duas provas de Grupo I em pista de areia. Vamos aguardar.

Está voltando com força ao turfe carioca o Stud Cezzane, muito ganhador em sua trajetória e que esteve afastado por uns tempos. Muito bom isso.

Maylan Studart volta esta quinta-feira para os Estados Unidos. Uma pena não ter vencido nas duas semanas em que montou na Gávea. Mas revê-la foi muito bom. Desejamos ainda mais sucesso em sua carreira nas terras do Tio Sam.

Na próxima segunda-feira, na Gávea, o Clássico Presidente João Goulart, em 1.600 metros, areia. Um toque refinado para a programação noturna. Bom.

Nem pretendia falar em futebol essa semana, até pelo fato de ter sido irritante a atuação do meu time. Mas este campeonato brasileiro está muito estranho. Cheguei a comentar com colegas de redação que achava o Botafogo o time mais encaixado no momento. Aí vão lá e tomam de 5. Eu hein!

O MATUNGÃO VIBROU

Ver cavalo bom correr enche os olhos daqueles verdadeiros turfistas, os que não se importam apenas com números ou apostas. Ver um potro estrear e dar um show, empolga também, pois a expectativa de que ele se torne um campeão é enorme. Lembro que quando assisti a estréia de Itajara, cheguei na redação do jornal e disse: "Hoje vi um craque estrear". Longe de mim qualquer comparação, mas fiquei impressionado com a primeira corrida do potro Pieces Me Ov. Um espetáculo. Ganhou em cânter e meteu tempo bom. Tomara que o futuro seja o mais promissor possível.

O MATUNGÃO RELEMBRA

Vou repetir aqui um tópico que abordei em julho de 2008. Minha opinião continua a mesma. Lá vai então: Não acho muito justo o procedimento nas compras dos páreos de claiming, na Gávea. Essa história do “a mais” é meio complicada. Acho que deveria ser como em São Paulo, que realiza um sorteio quando existem duas ou mais propostas para o mesmo animal. Digo isso, pois acho que o processo carioca privilegia quem tem mais bala na agulha. No sorteio, como a palavra diz, a coisa se resolve na sorte. É apenas a minha opinião, não sei se está certa ou errada...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

2 comentários:

Anônimo disse...

Presado Marco Aurelio,sei que esse post que faço nada tem haver com os ganhadores classicos da semana,mas não pude me conter em deixar de postar minha indignação para esse fato ocorrido no jcb.
Fui testemunha ocular de uma barbaridade. Isso mesmo uma barbaridade! Assim que voltou em direção ao paddock o jóquei Marcos Mazini destribuiu várias ( de 3 a 4) chicotadas fortíssimas na égua Folia Encantada e depois de descer da égua chutou com violência a sua barriga. Isso mesmo, eu vi ninguém me contou! O treinador L.J.Reis veio correndo, pois foi alertado do fato e escutou muita bobagem do jóquei desemperado. Mais um fato triste no JCB.

sjlessa disse...

A justiça tarda mas não falha era o minimo que a ccjcb teria de fazer diante da repercusão!
Marcos Mazini Suspenso por 30 dias !!!
Suspender o jóquei M.MAZINI (FOLIA ENCANTADA(ARG)), de 27/09/11 até 26/10/11, por castigo imoderado após a realização do páreo (Art.146);