terça-feira, 27 de setembro de 2011

Que Clase não deu a

Menor chance às rivais

O GP Costa Ferraz, do Grupo III, em 1000 metros, grama, foi a prova de maior destaque na corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea. Em pista, vitória contundente da potranca argentina Que Clase, que não tomou conhecimento das mais velhas e experientes. Muito bem dirigida por Jean Pierre, jóquei calmo e de rara habiidade (não sei porque monta tão pouco), a defensora do Haras Santa Maria de Araras assumiu a liderança nos 200 metros finais e fugiu para o disco, vencendo com sobras. Spacecraft, estreante procedente do turfe paulista, liderou até onde deu, mas formou a dupla com firmeza. Vagareza Queen foi "apertada" na partida e chegou voando. Dizer que a vencedora foi apresentada em grande forma por Bebeto Morgado é chover no molhado. Seus corredores são sempre apresentados no último furo.

Ainda no domingo a emoção do mestre Chico

Mais uma bela iniciativa do Jockey Club Brasileiro a homenagem prestada ao mestre do humor e turfista Francisco Anysio de Paula. E numa concidência que só mesmo os deuses explicam, o Prêmio Chico Anysio foi vencido pelo cavalo Xerife, de propriedade do artista. Ainda debilitado, após quatro meses de internação, Chico foi recebido na Tribuna de Honra do hipódromo. Com ele o filho Nizo Neto, que levou a filha, além de amigos e fãs do mestre. Particularmente, tenho relação pessoal com Chico e relembro de inúmeros papos que tivemos por telefone há tempos atrás. Não canso de repetir que, depois de Chaplin, o maior gênio do humor que vi na vida foi Chico Anysio, responsável por mais de 200 personagens. Parabéns amigo e assim como no título que dei à matéria de página inteira no Globo, contigo, repito que Chico City ainda é aqui.

Assim como o dólar, cotação de Tiff subiu muito

A principal atração da corrida do último sábado, na Gávea, foi a Prova Especial Pallazzi, em 1.500 metros, areia macia. Depois de obter a segunda vitória da campanha e a primeira clássica, por cerca de 10 corpos, o potro Tiff enfrentava pela primeira vez os mais velhos. Tido em altíssima conta por seu treinador desde a estréia, o filho de Crimson Tide mostrou ser um corredor diferenciado. Ganhou com autoridade, deixando o experiente Loulé em segundo na excelente marca de 91s89. Uma farda que já teve, por exemplo, Zardana, está acostumada com corredores de alto nível, Parabéns ao Felipe pela apresentação e sucesso para o potro nos próximos compromissos. Já ia esquecendo, a direção de Carlos Geovani Lavor dispensa comentários.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo." (Fernando Pessoa)

Rapidinhas

Os aprendizes na Gávea continuam dando conta do recado e com louvor. Vagner Borges é o destaque maior, mas os outros têm vencido seguidamente. Parabéns ao Mileno e ao Machadinho.
Nesta quinta-feira terminam as inscrições para a festa do GP Paraná 2011. Serão duas programações dias 7 e 9 de outubro e no domingo, corridas apenas no Tarumã. Decisão sábia de cariocas e paulistas.

Ainda nesta quinta-feira, leilão de animais em treinamento no tattersall da Gávea. Boas oportunidade para os pequenos proprietários reforçarem seus plantéis.

E no fim de semana o GP Diana, encerrando a Tríplice Coroa de potrancas, este ano sem candidata, em Cidade Jardim. Campo interessante e muito equilibrado.

A gripe veio com grande ação, ligou as turbinas e derrubou o matungo aqui. Foi um fim de semana de bagaço total. Mas reagi e voltei a trabalhar na segunda. Aos amigos que deram aquela força o meu obrigado. Ao parceiro Luiz Carlos, um abraço especial.

Bom, por falar nisso, em decisão da Gerência de Turfe do JCB, eu e Luiz vamos mudar nossos dias de trabalho. Já a partir desta semana vou narrar às sextas e sábados e Luiz nos domingos e segundas. No último dia 27 completei quatro anos no JCB. O tempo voa...

Fico impressionado com alguns torcedores e torcedoras do futebol carioca. A raiva (ou inveja) é tanta, que preferem azucrinar outro time do que comemorar a boa posição do seu próprio. Tem gente sem noção que, ao contrário de ser engraçada, enche a paciência de todo mundo. Vai saber...

O MATUNGÃO VIBROU

Esta semana a vibração não tem nada a ver com turfe. Não tenho mais pique para encarar uma "muvuca" de 100 mil pessoas e assisti pela televisão os dois primeiros dias do Rock in Rio 2011. A expectativa da primeira noite era ver Elton John que embalou com classe pessoas de muitas gerações. Faltou "Your Song", mas veio a minha preferida, Skyline Pigeon e um arranjo monumental para Rocket Man. Confesso que deixei no "mute" um pouco antes, no show daquela Barbie engraçadinha. Nesta quinta, fico grudado no show da banda inglêsa Jamiroquai e em seguida no "monstro" Stevie Wonder. Agora, se tem Cláudia Leite e Ivete Sangalo no Rock in Rio, por que não Mettalica e Sepultura no carnaval 2012?

O MATUNGÃO RELEMBRA

Este espaço aqui está virando um flash-back pois como tenho o blog desde 2008, busco algum comentário que seja relevante com a atualidade. E olha que tenho encontrado muita coisa. Lá vai mais um: Quando comecei no turfe, a imprensa tinha um número enorme de jornalistas e cronistas. Tenho até medo de citar nomes uma vez que posso esquecer alguém. Havia espaço em todos os jornais e cada um deles com equipe grande, formada por editores, repórteres, fotógrafos e cronometristas. Com o tempo, a morte de grandes nomes da imprensa turfística e o fim do espaço, restaram poucos. Os mais jovens, da geração internética, não têm noção do que foi a verdadeira imprensa de turfe. Triste...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Um comentário:

Nizo disse...

Oi, Marcoa Aurélio! Bacana seu blog. Obrigado pelo comentário sobre o Prêmio Chico Anysio. Tem tudo pra virar um G.P. ou prova especial, né? Também escrevi uma coisinha no meu blog, passa lá: www.bloglog.globo.com/nizoneto
Abr!