terça-feira, 20 de setembro de 2011

Tank Boy passa por cima

Dos rivais em 3.000 metros

A Prova Especial Gualicho, sexta etapa da Taça Quati, em 3.000 metros, grama, foi a principal atração da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea. No campo reduzido de apenas quatro competidores, uma pule de devolução. Já ganhador clássico e exprimentado no percurso de fundo, Decrire merecia tal favoritismo. Alguns chegaram a imaginar que o veloz Samba Mestre pudesse surpreender. Afinal, levava a chancela de mestre Guignoni. Mas o tetracampeão do GP Brasil reservou outra grata surpresa por intermédio de Tank Boy, pela primeira vez contra o time da maratona. Valdinei Gil manteve o favorito em segundo, sem se preocupar com o samba ligeiro. Na reta final tomou a ponta e quando parecia o ganhador, veio o "tanque" passando por cima, de viagem. Dalto Duarte esteve muito bem no dorso do ganhador.

Nas copas dos mais novos, nenhuma surpresa

Na tarde de sábado foram disputadas as tradicionais Copas Leilões JCB, ambas na distância de 1.600 metros, grama. Na carreira das potrancas, Licca-Chan, muito bem dirigida por Edson Ferreira Filho, dominou a surpreendente Ohwhatalady, que custou a entregar a rapadura. Na prova dos potros, o excelente Joe Diesel, que vinha de segundo na milha internacional, confirmou o grande favoritismo e deu uma passeio nos adversários. Seu tempo foi superior ao assinalado pela potranca. Os dois vencedores foram apresentados pelo craque Dulcino Guignoni, que assim foi o dono da semana clássica carioca o que não é nenhuma supresa para o cartel deste campeão. Provas assim incentivam os compradores em leilão e devem ser mantidas, com boas premiações.

Mil vezes Marcos Mazini

Ninguém questiona o talento deste jovem piloto, que continua lutando contra o peso e frequentes contusões. Marcos Mazini tem tido um 2011 repleto de conquistas, uma vez que foi tríplice coroado (ele), venceu o GP São Paulo de forma espetacular e outras provas do calendário clássico. Bicampeão de estatística, o piloto alcançou a milésima vitória no último sábado, dirigindo Next Flight, do Haras The Best. Mais uma alegria para o Reynaldo. Não resta dúvida que é um marco (sem trocadilho) na carreira de qualquer profissional. Sempre atento e generoso, o amigo Joemil tratou de encomendar um faixa comemorativa para o feito do "Máquinazini", como gostam de chamar alguns fãs.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Despertador é bom para a gente se virar para o outro lado e dormir de novo" (Mário Quintana)

Rapidinhas

Já escrevi algumas aqui sobre o jóquei Valdinei Gil. Calmo, com excelente noção de percurso, vem conquistando seu espaço no turfe carioca. No último domingo venceu os quatro últimos páreos com muita tranquilidade. Parabéns!

O Valter Inácio é um joquei inusitado. Depois de alguns anos na Irlanda, voltou à Gávea e tem trabalhado muito. Na última segunda-feira aproveitou a oportunidade dada por Jairo Borges e venceu com Azul Marinho. Deu um show de rodada de chicote perto do disco. É uma figura e merece mais oportunidades.

Gostei muito da estréia da potranca Very Emotions, do Haras Anderson. Mais uma bela apresentação de Adélcio Menegolo. Mostrou velocidade e resistência. Boa potranca.

Logo depois venceu a First Class, bem dirigida por Carlos Henrique e apresentada de forma soberba por Lucas Eller. Marcou bom tempo e mostrou que tem futuro.

Na corrida de segunda-feira foi disputado o Clássico Presidente João Goulart, em 1.600 metros, areia. Mais um passeio da excelente Morena Matte, muito bem apresentada por Venâncio Nahid.

Esta semana acabam as férias de Marcos Carvalho, o Malaio, que volta ao starting-gate com seu terno impecável. Chega de moleza meu amigo.

Meu amigo Victor Lahass obteve a primeira com Redford na corrida de sexta-feira. Muita alegria de toda a família e da legião de amigos deste parceiro incrível, que merece ainda mais vitórias. Trabalhador, apaixonado pelo que faz, Vitinho é filho do Cai Cai e irmão de Dona Ju. Parabéns e que siga o caminho do sucesso.

O futebol carioca está em alta nesta fase final do campeonato brasileiro. O Vasco na liderança com o Botafogo logo ali. O Fluminense, apesar da "cocada" que levou do Bahia, na zona de classificação para a Libertadores. O Flamengo, logo depois. Aliás este não está em alta e sim em falta (de vitórias). Ixi!

O MATUNGÃO VIBROU

Se o turfe fosse feito só pelos grandes proprietários, certamente teríamos apenas uma reunião por semana. São os pequenos proprietários que mantém as corridas e a paixão destes é que move a máquina turfística. Não conheço o titular do Stud Nossa Senhora Auxiliadora de Santa Rosa, mas sei que está no turfe há muitos anos. E no último final de semana seu titular teve duas grandes alegrias com as vitórias de Niteroiense e Gobierno, ambos treinados por minha amiga e competente Cristina Rezende. São alegrias assim que servem para premiar tanta dedicação e a paixão pelos cavalos. Vibrei com isso.

O MATUNGÃO RELEMBRA

Tenho utilizado este espaço para reproduzir tópicos que abordei há tempos atrás e acredito que ainda são bem atuais. Vou mandar mais um que escrevi em setembro de 2009. Lá vai: Vou voltar a um assunto que já abordei neste espaço. Vez por outra acontecem reclamações absurdas por parte de alguns jóqueis. Quando o prejuízo acontece, de verdade, impedindo a melhor performance de um corredor, tudo bem, tem que existir a reclamação sim. Mas em certo casos não acontece absolutamente nada e tá lá o jóquei no telefone. Sei que, por muitas vezes, o treinador ou até mesmo o proprietário, mandam que o jóquei reclame, mas deve haver o bom senso de saber se houve mesmo ou não o prejuízo. Enfim, já dizia o antigo compositor: “Quem não chora...não mama”. Mas tem que haver um limite pra tudo...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet

Nenhum comentário: