terça-feira, 25 de setembro de 2012

Kito Hope obtém mais uma


Vitória clássica na Gávea

A ideia de programar provas do calendário clássico para as corridas noturnas de segunda-feira deram um brilho especial às carreiras mais charmosas e rentáveis do Hipódromo da Gávea. E esta semana o destaque ficou por conta da Prova Especial Pallazzi, em 1.500 metros, areia macia. E o que se viu foi mais um passeio deste excelente arenático que é Kito Hope, que chega aos 6 anos de idade parecendo um potro. Recebendo direção tranquila de Carlos Lavor, acompanhou de perto o train movido por Tiff e na reta final assumiu a liderança e aparou, de longe, o tropel de Aye Lad para cruzar o disco na boa marca de 94s11. Apresentado, como sempre, de forma exuberante por Ildefonso Felipe Souza, o filho de Shudanz e Kate Vanilla, criado pelo Haras San Francesco e propriedade do Stud Sergio Barcellos, obteve a nona vitória da campanha, sendo a oitava na esfera clássica. A meta, agora, é tentar o tricampeonato no GP Salgado Filho.

Le Kinoplex e as 3.500 vitórias de Lavor

A principal atração da programação do último domingo no Hipódromo da Gávea foi a Prova Especial Gualicho, em 3.000 metros, grama pesada, sexta etapa da Taça Quati. Depois da frustrada tentativa no GP Brasil e voltando ao percurso onde havia vencido anteriormente, Le Kinoplex (agora novamente medicado de Lasix), mostrou superioridade e venceu com firmeza, embora por menos de um corpo sobre Olympic Leader. Com o êxito obtido no dorso do corredor do Stud São Francisco da Serra, o jóquei Carlos Lavor, de 43 anos, alcançou a vitória de numero 3.500 no Hipódromo da Gávea. Filho do saudoso treinador Wilson Pereira Lavor, já galopava cavalos desde os 12 anos. É tricampeão do GP Brasil e tem o contrato mais longo do turfe carioca, com o Stud Quintella. O ganhador Le Kinoplex foi apresentado pelo treinador Júlio Cezar Sampaio.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete." (Aristóteles)
Rapidinhas

* No último domingo, em torneio de joquetas disputado no Hipódromo de Monterrico, em Lima, no Peru, a brasileira Jaqueline Cabral terminou em primeiro lugar, empatada com a sueca Anna Pilroth, somando 16 pontos. Também participaram as nacionais Josiane Gulart (7 pontos), Aderlândia Alves (3 pontos) e Marcelle Martins, que não pontuou.

* Dalto Duarte continua “voando” e no último conjunto de programa conquistou 12 vitórias, totalizando 62 primeiros lugares na atual temporada, mais de 20 de vantagem sobre o segundo colocado. Suspenso por três reuniões, o brasiliense só montará nas corridas da próxima segunda-feira (01/10).

* Na última sexta-feira no Hipódromo do Tarumã foram realizadas as provas preparatórias para a semana máxima do turfe local. O GP Paraná está marcado para 21 de outubro e, com certeza, será sucesso.

* Meu amigo Dulcino Guignoni afirmou que os animais estão se adaptando bem à raia do Vale do Cuiabá, para onde o campeão se transferiu recentemente. Na noturna de segunda-feira o potro Tokay deu um show ao vencer na estreia com a vitoriosa farda do Stud Yatasto. Guignoni disse que ficou impressionado com a reforma feita no CT, e que é difícil imaginar que o local tenha sido arrasado há tão pouco tempo em razão das chuvas.

* Sucesso absoluto na vernissage do pintor, artista plástico e turfista Delano D’Avila, realizada na última sexta-feira. Apesar da forte chuva, um bom público compareceu para conhecer a maravilhosa obra do artista sobre o Rio. A exposição continua no Clube Caiçaras até o fim de semana.

* Muita alegria na vitória de Mascarpone na última segunda-feira. O potro, de criação e propriedade do Stud Enfant Gaté, de Thomaz Faria, não deu susto. Bem dirigido por Dalto Duarte e apresentado em ótima forma por Reisinho. Thomaz é só festa, primeiro na Gávea e no Brasileirão. Tem que aturar, fazer o que?

* Na última semana, o blog superou os 31.000 acessos e, mais uma vez, só posso agradecer aos amigos que frequentam o espaço. Por esta razão ainda procuro dedicar um bom tempo para que sejam abordados assuntos de interesse. Muito obrigado é o que posso dizer aos leitores.

O MATUNGÃO VIBROU

Assim como corredores são exportados e brilham no exterior, alguns de nossos melhores jóqueis seguem mostrando sua capacidade profissional pelos quatro cantos do mundo. O foco da mídia, até com certa razão, está mais localizado em nosso continente, acompanhado de perto Ricardinho e Altair Domingos, que cada dia que passa se tornam ídolos na Argentina. João Moreira e Fausto Durso são sempre lembrados, mas quero dedicar este espaço a outro brasileiro, bom amigo, que também tem obtido sucesso em Macau. Tiago Josué Pereira, TJ, sempre foi muito centrado e objetivo na carreira e na vida. Ganhador de inúmeras provas importantes na Gávea e em Cidade Jardim, venceu a Dubai World Cup com Gloria de Campeão e segue tranquilo seu caminho de conquistas. Casado com Fernanda, também ligada ao turfe, curte o momento com alegria e felicidade. Segue vencendo corridas, sendo admirado e respeitado como um jóquei de primeira. Estar de bem com a vida é o que realmente interessa. Torço muito e vibro com o amigo.

O MATUNGÃO E OS AMADORES

Foi disputada no último sábado a V Etapa da Copa de Amadores Ernani Pires Ferreira. Mais uma vez na distância de 1.300 metros, em pista de areia que se encontrava pesada, a carreira teve no campo oito competidores. Como aconteceu durante mais de duas décadas na Gávea, quem tinha um cavalo com possibilidades, procurava o Ricardinho para montar seu corredor. E é sempre assim, todos querem os melhores jóqueis, ou pelo menos aqueles que estão ganhando. E na competição de amadores a situação não é diferente. Talvez pelo fato de treinar constantemente, Alberto Figueiredo, sem dúvida, é aquele que mais se assemelha a um piloto profissional. Na posição, na tocada e até no ato de bater, o que faz muito pouco, corretamente. E no sábado não foi diferente ao vencer com Tílburi em mais uma boa direção. Mesmo sem ter participado de uma das etapas, lidera o torneio. Sobra na turma... Chega!
As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet. 

Nenhum comentário: