terça-feira, 21 de setembro de 2010

Lembrando os tempos das parelhas

Nice Black leva clássico na milha

Nos tempos áureos do turfe, quando as grandes coudelarias disputavam as provas clássicas com uma rivalidade impressionante, haviam até torcidas organizadas. Era a disputa entre o "Lineu" a "Zélia", Rocha Faria contra Seabra e outras "guerras" no bom sentido. Naquele tempo se usavam as parelhas como armas secretas. Quase sempre os proprietários inscreviam dois animais. Um ia pro sacrifício, preparando o terreno para o outro da mesma farda. No último domingo, durante a disputa do Clássico Presidente João Goulart, lembrei-me destas "disputas" que me foram contadas. O Stud Araré tinha duas defensoras e Tauane foi para a vanguarda decididamente e impediu que Morena Matte corresse na frente, como gosta. Na reta final, quando esta dominou Tauane, recebeu a carga final de Nice Black, que passou sem luta para a ponta e venceu com firmeza. Um verdadeiro trabalho de equipe e uma legítima vitória. Alemão, como sempre, apresentou a parelha em grande forma.

Sal Grosso, fantástico, dá susto na craque chilena

Favorito do último GP Brasil, o cavalo Sal Grosso, do Stud TNT, não correspondeu. Corredor de categoria, não foi o mesmo na maior prova do turfe nacional. Dias depois, seu treinador, o campeão Venâncio Nahid, veio a público e numa demonstração de caráter e humildade, afirmou que se equivocou no treinamento do animal, deixando-o sem atuar desde o GP São Paulo e, por esta razão, faltou aguerrimento nos 2.400 metros. Pois bem, tratando-se de um treinador de altíssimo nível, confirmou a inscrição do filho de Our Emblem no Clássico Latinoamericano. A prova, disputada na última sexta-feira, tinha como grande favorita a égua Belle Watling, tida como heroína no Chile e que tem até escolta nos passeios. O que se viu foi uma atuação de gala do cavalo brasileiro, prejudicado na curva pela campeã e que lhe chegou a meia cabeça no disco. Segundo lugar com gosto de vitória. Luiz Duarte...bem, nem preciso comentar. Mais uma direção fantástica. Ao Neném, minha reverência.

Na areia é muito complicado ganhar dele

No sábado foi disputada a Prova Especial Presidente Emílio Garrastazú Médici, em 1.900 metros, areia pesada. Como já era esperado, Sanduka assumiu a liderença após a partida e não tomou conhecimento dos outros três inscritos. Definitivamente, corre muito na pista de areia e nesta raia é muito difícil de ser batido. Uma pena que o defensor do Stud Dona Lúcia não tenha o mesmo rendimento no gramado. Cosminho Morgado apresentou o filho de Wild Event na melhor forma, como sempre. Marcelinho não teve trabalho e fez um cãnter remunerado.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"E uma vez lançada, a palavra voa irrevogável". (Horácio)

Rapidinhas

No domingo também foi disputada a Prova Especial Gualicho, em 3.000 metros, grama pesada. Mostrando grande evolução, Top Art não tomou conhecimento dos adversários e venceu com grande autoridade. Apresentação de luxo do craque Dulcino Guignoni e direção perfeita de Dalto Duarte. Agora com as cores da Coudelaria Barcelona, o alazão mostrou que será um candidato forte nas provas de fundo.

Voltou a montar na última sexta-feira, após recupera-se de um acidente na raia, o aprendiz Vagner Borges, outro bom valor da excelente safra atual. Já venceu uma bonita corrida com o cavalo Patinho Feio e deve continuar vencendo. Mais uma atração para as corridas no Hipódromo da Gávea.

Outro aprendiz que reapareceu após um bom tempo, se recuperando de fratura no braço, foi Antônio Ferreira Matos, o "Toinho", que também já venceu carreiras bonitas com Proposta Indecente e Sábado de Sol. Não me engano quando digo que a safra atual de aprendizes da Gávea é de alto nível.

O parceiro André Cunha embarcou nesta terça-feira para Curitiba e vai atuar na cobertura da festa do GP Paraná, no Hipódromo do Tarumã. Boa sorte e bom trabalho na maior festa do turfe paranaenser. A corrida de domingo será apenas por lá. Gávea e Cidade Jardim abriram mão de suas reuniões para prestigiar o clube paranaense.

Marcos Carvalho, o popular Malaio, está curtindo merecidas férias, mas sua equipe, com Chininha e Machadinho, continua o excelente trabalho no alinhamento. As partidas continuam sendo rápidas e sem complicação.

No tópico em que comentei a corrida de Sal Grosso esqueci da grande atuação de Timeo que, mesmo prejudicado, finalizou na quinta colocação, próximo. Outra atuação fantástica.

Já dizia o saudoso Nélson Rodrigues que um Fla x Flu surgiu antes do nada. Jogão no último domingo e um resultado digno de um clássico que sempre fez história.

O MATUNGÃO VIBROU

Na última semana trabalhei em matéria para O Globo sobre o aprendiz revelação Henderson Fernandes e a Escola de Aprendizes do Jockey Club Brasileiro. Conversei com o menino (tarefa árdua, pois ele quase não fala) no início da semana, Estive na escola com o fotógrafo Fernando Maia (craque do jornal) e creio que o trabalho, publicado no domingo, ficou interessante. Pois no sábado, numa programação de 12 páreos, o aprendiz ganhou seis, exatos 50% da reunião. Estou certo ou não quando digo que "O Fernandes gosta do winner's circle"?

O MATUNGÃO COMEMORA

Na corrida da próxima segunda-feira comemoro três anos como um dos locutores do Jockey Club Brasileiro. Na verdade, segunda-feira é a véspera do aniversário. Lembro como se fosse hoje daquele 28 de setembro de 2007 quando, após muitos anos sem narrar, fui incumbido de transmitir o quinto páreo. Hoje, divido as funções com meu amigo de mais de 35 anos Luiz Urubatan Carlos, há muito mais tempo no clube. Trabalhamos juntos em rádio (bons tempos) onde tínhamos que calcular rateios rápido. Um dos motivos de alegria é que trabalho entre amigos e isso facilita as coisas. Enfim, tenho orgulho de ter chegado até aqui e se Deus quiser, espero comemorar mais datas como esta...Chega!

As fotos contidas no blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa Tarde, parabenizo pela matéria sobre H. Fernandes, que nasceu "em cima de um lombo de um cavalo", concerteza que em breve será CAMPEÃO.Estarei publicando no meu blog uma matéria sobre H. Fernandes, meu sobrinho.Gostaria que o amigo tomasse conhecimento sobre Helder Fernandes irmão de H. F. que vem treinando cavalos no jockey,mas que não teve oportunidade de desfrutar da escolinha, se tivesse seria outra fera em cima das quatro patas.
Gostaria em ter o seu blog anexado em meu blog.Segue meu blog:jorgefernandodeolhonacidade.blogspot.com