terça-feira, 14 de agosto de 2012

Iyad brilha na prova que


Homenageou Juvenal

A principal atração da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea foi a Prova Especial Juvenal Machado da Silva. Destinada a potros e potrancas de 3 anos, inéditos, em 1.000 metros, na pista de grama, a carreira mostrou a grande superioridade de Iyad, conduzido por Elizandro Costa. Após uma ligeira disputa com Guta, o filho de Arambaré e Quitt livrou boa vantagem e venceu com sobras, deixando na segunda colocação Desejado Duda, filho da campeã Super Duda. O ganhador, de criação e propriedade do Haras Maluga, foi apresentado por Marcos Ferreira e assinalou o excelente tempo de 55s72. O Maluga, assim como Marquinho e o Elizandro Costa brilharam, não faz muito tempo, com a alazã Ibizense, o que mostra que tem dado certo esta “trifeta”. A ressaltar, a bela iniciativa do Jockey Club Brasileiro em homenagear um dos maiores jóqueis do turfe brasileiro e bicampeão do GP Brasil.

Copa de Amadores é atração no domingo

No próximo domingo será disputada a IV etapa da Copa de Amadores Ernani Pires Ferreira, em 1.300 metros, areia, com oito competidores inscritos. Mais uma atração para a reunião, que tem como destaque a disputa da Prova Especial Jayme Moniz de Aragão, em 1.400 metros, grama. A disputa entre os jóqueis amadores está empolgante e até o momento, após três etapas, os cinco primeiros colocados são: Tiago Garcez Castelano, com 48 pontos; Roberto Mendonça Dias, 43 pontos; Alberto Figueiredo, 40 pontos; Gregory Agostinho, 37 pontos e Gilberto Cardoso Solanés Jr, com 34 pontos.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-la a limpo." (Mário Quintana)
Rapidinhas

* A atração da corrida do próximo sábado, na Gávea, é a Prova Especial Pico Central, homenagem a um dos cavalos mais espetaculares que vi correr. No campo, corredores de categoria, com destaque para Kito Hope, que vem de perder corrida sem nome para Pieces Me Ov. Mesmo no percurso mais curto, é sério candidato à vitória.

* Nesta quarta-feira, no tattersall de Cidade Jardim, excelente leilão de animais em treinamento, além de coberturas de renomados reprodutores. Boa oportunidade para proprietários cariocas reforçarem seus plantéis.

* A cada semana aumenta o número de inscrições de corredores do turfe paulista nas corridas da Gávea. Alguns studs estão trazendo quase todos os seus defensores para o Rio. Tomara que as coisas se acertem logo em São Paulo. Os dois maiores centros turfísticos do país precisam estar fortes.

* Alguns jóqueis não montaram em reuniões da última semana. Estranho.

* Segundo informação de meu amigo Luís Edmundo Cardoso Barbosa, titular do Stud Capitão, a égua Delírio de Amor, que finalizou em quinto lugar no GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra, prova de Grupo I, disputada no início do mês, teve a campanha encerrada. Já foi enviada para Bagé onde ingressará na reprodução.

* Mário Sérgio, o popular “Batatinha”, recebeu matrícula de treinador e está trabalhando com Sílvio Bernardo Filho, que transferiu alguns de seus pensionistas para a Gávea, grande parte deles do Stud Alke. Sorte ao Silvinho e ao Batata.

* O saldo olímpico do Brasil foi bem abaixo do que poderia ser. É preciso muito trabalho e investimento, além de vontade política, para que não passemos vergonha em 2016, dentro de casa.

O MATUNGÃO VIBROU

Na última semana assisti as corridas com tranquilidade e vibrei com uma série de detalhes interessantes. Na sexta-feira, por exemplo, me chamaram a atenção as cinco vitórias do Valdinei Gil, sobretudo a conquista no dorso de Decrire. É um jóquei de primeira. No domingo, vibrei e torci pela vitória da potranca Joy Baby Bunny, por ser filha desta extraordinária Uff-Uff, mãe de craques e que não falha nunca. Muitos estreantes venceram na programação. Foi Dia dos Pais e talvez por esta razão o movimento de apostas tenha sido fraco. Na corrida noturna gostei das vitórias de Vitrolle e Lionanco. Foi isso.

O MATUNGÃO E O RETORNO

Até o próximo sábado serão 40 dias de ausência, mas parece que foi um ano. Como todos que acompanham o blog sabem, no dia 8 de julho infartei, mas graças a Deus cheguei a tempo no hospital e com a colocação de dois “stents” o problema foi sanado. Ainda assim, outras lesões menores tem sido tratadas com medicamentos. Mudei completamente o estilo de vida, parando de fumar e fazendo dieta. Venho passando por exames desde a semana passada e os resultados tem sido satisfatórios. Tanto, que meu cardiologista me liberou para voltar a trabalhar e espero, no sábado, estar narrando as corridas. Muitas vezes precisamos de um susto para repensar nossos hábitos. Pelo menos algo bom aconteceu durante a minha parada, o surgimento de mais um locutor no turfe do Rio, Fernando Cury, filho do meu amigo de longa data Leopoldo José Cury...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e Marília Lemos.

Nenhum comentário: