terça-feira, 28 de agosto de 2012

La Française derrota


Ivrea no Duque de Caxias

A principal atração da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea foi o GP Duque de Caxias, do Grupo II, em 2.000 metros, grama macia. Vindo de excelente atuação no “Brasil das Éguas”, quando secundou La Defense, a alazã La Française entrou em pista como grande favorita. Foi corrida com calma por Marcos Mazini, na terceira posição, e o detalhe foi fundamental para a conquista. Na reta, assumiu a liderança e resistiu ao ataque forte de Ivrea, que em dado momento pareceu que ia dominar a prova sem luta. Mas a filha de Nedawi (o astro do momento) mostrou valentia e resistiu, para vencer por paleta de diferença. A ganhadora foi apresentada pelo campeão Dulcino Guignoni e alcançou a terceira vitória (segunda clássica) de uma campanha de nove apresentações. Para os 2.000 metros, com cerca móvel de 10 metros o tempo foi 123s47.

A hora e a vez de Acredite em Mim

O destaque da programação do último sábado no turfe carioca foi o GP Adhemar de Faria e Roberto Gabizo de Faria, do Grupo III, em 1.000 metros, grama macia. Quando das inscrições, um nome saltava aos olhos, como grande favorito: Tap Is Back, terceiro colocado no GP Major Suckow, “agarrado” com os dois primeiros. No dia da corrida, conhecida a deserção do defensor do Stud Alvarenga, o favorito da crônica e dos turfistas passou a ser Olympic Bullet, quarto colocado no mesmo Suckow, embora afastado. Há tempos, o jovem e talentoso treinador Cristiano Oliveira, comentava comigo sobre suas expectativas sobre Acredite em Mim, mas que nunca dava sorte no balizamento, largando sempre por fora de todos. No sábado, partindo junto à cerca, seria um sério rival. E não deu outra, pois o defensor do Stud Seralúcia largou, tomou a ponta e venceu de forma categórica. Parabéns ao Cristiano, que atravessa a melhor fase de sua carreira e pelo menino que é, tranquilo, humilde e muito capaz, merece todo sucesso possível.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo." (Oscar Wilde)
Rapidinhas

* Semana de muitas conquistas para o treinador Cosme Morgado Neto, um dos mais brilhantes profissionais do turfe nacional. Vibrando muito com estas vitórias, meu amigo Carlinhos Morgado, lá em Ituiutaba.

* Uma parceria que parece estar dando mais do que certo é a do treinador Victor Paim com o jóquei Valdinei Gil. Que mais vitórias aconteçam. Sou amigo de ambos e torço pelo sucesso da mais nova “dupla sertaneja” do turfe.

* Um fato inusitado no último sábado. A égua Blue Belle não largou em páreo de 1.000 metros e para voltar ao padoque, deu um trabalho enorme ao punga. Definitivamente, não era o dia dela.

* Me impressionou a vitória da potranca Baruta no quinto páreo do último sábado. A filha de Crimson Tide, que na estreia havia vencido por 14 corpos, corria na sétima posição, “empurrando” as adversárias. Na reta, passou como quis e venceu com autoridade. Vai longe a defensora do Stud Rio Dois Irmãos.

* No próximo dia 6, leilão da geração 2010 do Haras Maluga. Potros e potrancas de altíssima qualidade e linhagem. Pra quem ainda não tem um, a hora é essa.

* É bom aprendiz o Jefferson Teles da Silva, sobrinho do Juvenal. Tem dado boas direções e com a experiência que só o tempo trará, vai se transformar num dos bons pilotos do turfe carioca.

* Fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Não há como contestar a liderança do Galo. O problema é que o Cuca sempre realiza ótimos trabalhos, mas na reta final, como diriam os paulistas...”molha”.

O MATUNGÃO VIBROU

Me lembro muito bem de um leilão de animais em treinamento, no tattersall da Gávea, quando fui apresentado a um jovem treinador, recentemente vindo do Sul, para trabalhar com o Stud São Pedro da Aldeia ao lado, se não me engano, na época, com o Adail Oliveira. O rapaz, disposto a brilhar na profissão, começou firme e todos os dias chegava bem cedo e mostrava potencial. Lembro do leilão mas, sinceramente, não recordo em que ano foi isso. Deve ter uns 15 anos, talvez. Enfim, o rapaz foi aos poucos conquistando seu espaço, surgiram boas oportunidades e ele se tornou um treinador de ponta, ganhador de provas importantíssimas e está muito perto de uma marca fantástica na profissão. Vibrei com esta trajetória vitoriosa daquele gaúcho cheio de sonhos e sei que vou vibrar ainda mais com as duas vitórias que faltam para que ele consiga o milésimo primeiro lugar da carreira. E será neste fim de semana. Parabéns Júlio Cezar Sampaio, meu amigo “Alemão”.

O MATUNGÃO E A ESTATÍSTICA

A temporada hípica 2012/2013 começou e nestes dois primeiros meses o que se viu foi uma disputa espetacular entre vários jóqueis. Vencendo muito estão Carlos Lavor, Dalto Duarte, Valdinei Gil, Henderson Fernandes e Marcelo Cardoso, separados por pequenas diferenças. O campeão da última estatística, cumprindo uma série de suspensões ainda não entrou na “briga”, mas se voltar com o mesmo apetite de antes e com a qualidade das montarias selecionadas para ele, certamente também será candidato certo. Tomara que, pelos menos estes que têm vencido seguidamente, mantenham o ritmo para quer possamos ter uma disputa espetacular durante toda a temporada. Quem ganha é o público turfista que deverá assistir disputas sensacionais nas pistas...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.
  

Nenhum comentário: