terça-feira, 21 de agosto de 2012

Kito Hope impõe categoria na


Prova Especial Pico Central

A principal atração do último sábado no Hipódromo da Gávea foi a Prova Especial Pico Central, em 1.200 metros, areia. Vindo de perder por diferença mínima, há 15 dias, em clássico na milha, Kito Hope defendeu o favoritismo, mesmo com a redução do percurso em tão curto espaço de tempo. A categoria do filho de Shudanz e Kate Vanilla, infinitamente superior a dos adversários, atestava essa preferência da crônica e dos turfistas. Certa vez, não há muito tempo, fora inscrito na redução também em 1.200 metros, e apenas perdeu para Tenente Dodge, quando o tordilho estava em plena forma. Bom, o que viu na tarde do último sábado foi um verdadeiro passeio de Kito Hope, que não tomou conhecimento dos adversários e alcançou a oitava vitória da campanha (sétima clássica), assinalando o tempo de 73s60. Preparo nota 10 de Ildefonso Coelho de Souza. A lamentar a ausência do proprietário, Sergio Barcellos, que estava em São Paulo. A carreira homenageou um dos cavalos mais espetaculares já criados no turfe nacional. Kito Hope é de criação do Haras San Francesco.

Viva-Voz não tomou conhecimento dos adversários

A Prova Especial Jayme Moniz de Aragão, em 1.400 metros, grama leve, foi o destaque da corrida do último domingo, no Hipódromo da Gávea. A tradicional carreira, que homenageia um dos grandes proprietários do turfe nacional, marcou a fácil vitória do cavalo Viva-Voz, conduzido com tranquilidade e a categoria de sempre deste excelente jóquei que é Valdinei Gil. Manteve seu pilotado em terceiro, enquanto Union Lake e o potro Arqueiro realizavam um train vivo na prova. Na reta, passou sem luta para a primeira colocação e fugiu para o disco, vencendo com autoridade na marca de 82s82. Sugiro atropelou e ficou com a formação da dupla. O ganhador é um filho de Wild Event e Hystérique, criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Praça XV. Foi apresentando de forma soberba pelo treinador Edson Ricardo.

Copa de Amadores: Alberto “Dettori” Figueiredo vence mais uma

Outra atração da corrida do último domingo, na Gávea, foi a disputa da IV Etapa da Copa de Amadores Ernani Pires Ferreira. A festa sempre leva um bom público ao hipódromo com familiares e amigos dos jóqueis amadores comparecendo para torcer. E no último domingo não foi diferente e havia brinquedos para a criançada e parque de alimentação. A prova, interessante, reunindo nove competidores. A disputa, após as primeiras três etapas, estava bastante acirrada. O favorito da prova levava o jóquei mais experiente, que não havia participado da segunda etapa, mas estava na briga. Alberto (Beto) Figueiredo era o piloto de Call The Marshall, do Haras Santa Maria de Araras. E não bateu no bico, venceu com autoridade e, mais uma vez, dando ótima direção. Nos 200 metros finais, parecia um jóquei profissional. Baixou o corpo, bateu pouco e levou a melhor. Na volta, a torcida gritava: “É Beto Lanfranco Dettori”, fazendo referência ao excepcional piloto da Godolphin, considerado um dos melhores do mundo. Valeu a festa.

 Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida..." (Bob Marley)
Rapidinhas

* César Gustavo Netto conquistou a primeira vitória como treinador através de El Macareno, no último domingo. Ao amigo Gugu desejo toda sorte do mundo em sua nova empreitada. Inteligente e dedicado, tenho certeza que irá brilhar.

* Recebi visitas ilustres na cabine, segunda-feira. Primeiro o jornalista e repórter da Fox Sports, Victorino Chermont, com Victorino Filho, um apaixonado turfista de quatro anos e muito inteligente. Depois, o gentleman André Luís Dumortout de Mendonça. Foram me parabenizar pelo retorno. Fiquei muito feliz.

* Ainda na segunda-feira, ao chegar no hipódromo, reencontrei Mário Sérgio Pontes de Paiva, um dos maiores jogadores de futebol que tive o prazer de ver atuar. Conheci Mário em 1981, na agência Pro Turfe, em São Paulo. O ex-craque é turfista e acompanha as corridas há muito tempo.

* O treinador Silvio Bernardo Filho está com um esquema carioca bem montado e trouxe muitos corredores de São Paulo, principalmente defensores dos Studs Alke e NFB, entre outros. Desejo boa sorte ao amigo.

* Brilhou mais uma vez na Gávea o Stud Turf Paixão, da família Genzini. No último páreo da noturna, o “cara branca” Del Ciel atropelou e venceu uma linda carreira, em mais uma direção perfeita de Valdinei Gil. Guilherme certamente vibrou muito.

* Meu amigo Marquinhos Ferreira voltando ganhar a corridas, o que é muito bom. No sábado, Atlante venceu uma linda carreira, mostrando categoria. Quem sabe o que faz nunca desaprende. Fase ruim passa, é uma questão de tempo.

* Claro que não estou achando que o time virou uma “Brastemp”, mas ganhar deles sempre dá uma satisfação especial. Apesar da freguesia. Nunca é demais acompanhar o silêncio sepulcral dos adeptos de lá, que adoram falar antes...

* Mesmo tendo ficado inativo por três semanas, o blog superou a marca de 30 mil acessos. Caramba, só posso agradecer aos amigos que proporcionaram mais esta conquista. Muito obrigado mesmo, de todo coração.

 O MATUNGÃO VIBROU

Lembro bem, no início da adolescência, e olha que lá vão uns 45 anos, adorava assistir, ao lado de meu saudoso pai, um programa chamado TV Rio Ringue, se não me engano às sextas-feiras, na extinta TV Rio, canal 13. Era um programa com lutas de boxe, ao vivo e o locutor era Léo Batista, com os comentários de Teti Alfonso. Ali foi meu primeiro contato com este fantástico locutor e repórter que hoje, aos 80 anos, ainda comanda aos sábados o Globo Esporte e narra com a classe de sempre, os gols nos intervalos dos jogos pela TV Globo. Na última segunda-feira o Jockey Club Brasileiro prestou uma justíssima homenagem a este ícone da televisão oferecendo-lhe uma placa comemorativa pelos 80 anos completados este mês. Na foto que estou publicando, o parceiro André Cunha entrevista Léo, na Tribuna da Honra, ao lado de Carlos Loretti Palermo, presidente do Jockey Club Brasileiro. Vibrei muito sim, com a emoção do Léo.

O MATUNGÃO E O RETORNO

Enfim, após cerca de 40 dias afastado, retornei às transmissões no último sábado e logo de cara me emocionei com as palavras dos companheiros Luiz Urubatan Carlos e André Cunha, no ar. Foram 11 páreos e creio que não houve problema. Na verdade, nos dois últimos, me senti cansado e foi fácil verificar e amigos como Luís Edmundo Barbosa perceberam. Por esta razão, fiz questão de voltar na segunda-feira, para “entrar em carreira”. Foram 10 páreos e desta feita não houve qualquer problema e terminei “inteiro”. Bom, recebi muitas ligações, mensagens e visitas que me deixaram extremamente feliz. Terminei os exames e tudo parece estar voltando ao normal. Evidente, que mudanças de hábito serão fundamentais para o novo estilo de vida, mas espero que tudo siga normalmente. Como agora somos três locutores, ficou estabelecido que Fernando Cury ficará com as sextas-feiras, eu com os sábados e Luiz com os domingos. Por enquanto, nas programações das noturnas de segunda, eu e Luiz nos revezaremos. Portanto, é isso aí e obrigado a todos...Chega! 
As fotos que contam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: