terça-feira, 7 de agosto de 2012

GP Brasil: Didimo


Do leilão para a glória

O GP Brasil, maior carreira do turfe nacional, chegou a 80ª disputa em grande estilo, marcando a justíssima vitória de um corredor em franca evolução, treinado por um jovem profissional e contando com a direção de um jóquei diferenciado. Didimo, criado pelo apaixonado Luís Felipe Brandão dos Santos, foi adquirido no leilão do Stud Eternamente Rio, realizado em agosto de 2011, quando já tinha duas apresentações e uma vitória. Produto da aposta de Luís Felipe no reprodutor Nedawi (brilhou intensamente na semana máxima), o legítimo ganhador do GP Brasil 2012 mostrou ser um corredor de exceção. Numa demonstração de categoria, Uno Solo chegou voando na segunda colocação, creio que para a felicidade de seu proprietário, que tem poucos corredores. Invictus, ganhador do GP São Paulo, chegou “agarrado” em terceiro, enquanto Cisne Branco e Spitfire completaram o marcador. O ganhador assinalou o tempo de 147s15. Ricardinho, que veio da Argentina abrilhantar a festa, não venceu, mas como sempre foi reverenciado pelo público de sua casa, onde construiu grande parte da carreira que o levou ao topo do mundo. Lamentei não estar presente, mas gostei do primeiro Brasil da nova administração do Jockey Club Brasileiro. O hipódromo recebeu melhorias e isso, conferi ao vivo na sexta-feira, quando estive lá, rapidamente, revendo amigos.

Conclusivo, mais uma vitória do Haras Regina na milha

O GP Presidente da República, a outra carreira de Grupo I do último domingo, na Gávea, é sem dúvida um aperitivo de luxo para a maior prova do turfe nacional. E parece que, nos últimos anos, a importante competição fica à mercê do Haras Regina. E desta vez não foi diferente, com o prevalecimento de Conclusivo, que dominou o páreo com facilidade impressionante, dirigido com a calma e categoria de sempre de Dalto Duarte. Já no início da curva o filho de Néleo já foi assumindo a liderança e entrou na reta final com boa folga. Seu companheiro de farda, Olympic Pantanal deu ótima impressão e chegou a assumir o segundo posto e parecia pintar uma dobradinha da farda de Sérgio Coutinho Nogueira. Mas, nos últimos metros, Arkansas Sand e Quality Control o ultrapassaram. Um Belini completou o marcador. Conclusivo, que marcou a terceira vitória do Regina no Presidente da República, na Gávea (Snack Bar e Olympic Conclusion foram as anteriores) é de criação do Haras Xará/Mineral Park. Para o percurso, em grama macia o tempo foi 94s32.

 Pippa e La Defense brilharam no sábado

A festa máxima do turfe carioca teve a disputa das duas primeiras provas de Grupo I na programação de sábado. Um dia de sol e calor e pista de grama totalmente leve, com penetrômetro na casa de 3.7, o que proporcionou marcas interessantes. A primeira carreira importante foi o tradicional GP Major Suckow, que marcou a vitória espetacular da égua Pippa, dirigida com maestria por Vagner Leal, que sempre fica muito à vontade na Gávea. Quando Aspiración parecia com a vitória garantida, dando à menina Marcelle Martins o primeiro Grupo I, surgiu a alazã, literalmente voando baixo e dominou a prova sem luta, assinalando o excelente tempo de 54s59, ficando a 27 centésimos do recorde de Requebra. A vencedora, de criação e propriedade do Haras Old Friends, foi apresentada em grande forma pelo internacional Paulo Henrique Lobo. A outra grande atração da tarde foi o GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra, conhecido como o “Brasil das Éguas”. Muito bem apresentada por Cosme Morgado Neto e recebendo direção perfeita de Marcelo Cardoso, La Defense venceu em final difícil, resistindo ao arremate forte de La Française. A ganhadora, do Stud Azul e Branco, é filha de Nedawi (o astro da semana) e Dear Celina. Para os dois quilômetros, assinalou o tempo de 119s59. As duas primeiras foram criadas por Fazenda Mondesir.

 Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“Não suporto falsidade e mentira, a verdade pode machucar, mas é sempre mais digna" (Chaplin)
Rapidinhas

* Foram inúmeras provas clássicas no último fim de semana, durante o meeting do GP Brasil. No sábado, um show de Ugo Thunder numa das versões da Prova Especial Mensageiro Alado. Marcou o mesmo tempo de Pippa, dirigido por Francisco Leandro.

* Na outra versão da prova, levou a melhor Vet Boy, do Haras Anderson, ganhando com facilidade em marca 53 centésimos inferior a de Ugo Thunder. O ganhador foi conduzido por Ilson Correa e apresentado por Adélcio Menegolo.

* Ainda conquistaram provas do calendário clássico, no sábado, Antonella Baby (Dalto Duarte), Glorfindell (Carlos Lavor) e Aroma Perfeito (Carlos Lavor). As vencedoras foram apresentadas, respectivamente, por Venâncio Nahid, Julio Cezar Sampaio e Cosme Morgado Neto.

* Tanto sábado como domingo, no programa Turfe Espetacular, as presenças de Jair Balla e Ricardo Ravagnani, que comentaram as possibilidades dos corredores paulistas. Show de bola.

* Na corrida de domingo, além das duas carreiras de Grupo I, outras provas do calendário clássico foram disputadas. Energia Dictator, com Henderson Fernandes, Il Mago, com Dalto Duarte e ainda Ibrahimovic, também com Duarte, venceram páreos sensacionais, com finais de emoção.

* Durante a semana do GP Brasil, inúmeros leilões foram realizados. Tanto de potros da geração 2010, quanto de animais em treinamento. Os resultados foram excelentes, bem acima do esperado, mostrando que a paixão pelo turfe continua forte. Novos proprietários surgindo e antigos retornando.

* Última semana das Olimpíadas de Londres e algumas surpresas. Precisamos melhorar muito para 2016. Não será agradável passar vergonha em casa.

 O MATUNGÃO VIBROU

Comentei sobre quase todas as provas da última semana, mas deixei uma delas para este tópico. Queria dizer que vibrei muito mesmo com a vitória de Episódio Final no GP José Paulino Nogueira, do Grupo III, em 1.600 metros, grama macia. E explico a razão de ter vibrado especialmente com esta prova. Primeiro pelo fato de o potro pertencer a Luís Felipe Brandão dos Santos, um turfista apaixonado pelo cavalo de corrida. Segundo, por ser treinado por Luiz Esteves, a quem conheço desde os tempos de jóquei e tive o prazer de acompanhar seu início como treinador, carreira que o consagrou. Também pela Adriana Lioi, esposa de Esteves e veterinária de mão cheia, com quem tive o prazer de trabalhar quando treinei. E, finalmente por resgatar este excelente jóquei que é Josni Ribeiro, que teve passagem meteórica como aprendiz e se afastou. Com o apoio do Luiz e de outros treinadores, tenho certeza de que voltará a brilhar.

O MATUNGÃO AGRADECE

Fiquei algumas semanas sem escrever a coluna e esta de hoje está parecendo mais um tratado interminável. Sei que os amigos que acompanham este blog compreendem que enfrentei um problema inesperado no início de julho, quando um infarto tentou me tirar de circulação. Graças a Deus corri a tempo para o hospital e o problema foi contornado. Mas, o susto me fez rever uma série de conceitos e ainda estou passando por alguns exames. Creio que em no máximo duas semanas volto a narrar. Neste período recebi manifestações de um número enorme de pessoas a quem gostaria de agradecer sinceramente. Não dá para citar nomes, pois com certeza, esqueceria de alguns e não gostaria disto. Além dos amigos mais próximos, muita gente foi de extrema gentileza através de telefone ou de redes sociais. Como escrevi semana passada “É na adversidade que se conhece os verdadeiros amigos”. Aos dirigentes do Jockey Club Brasileiro, assim como ao meu editor em O Globo, o obrigado especial por terem me apoiado e me dado a tranquilidade para só voltar quando estivesse completamente recuperado. Enfim, ser profissional por 40 anos, sempre rende algum crédito...Chega!
As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: