terça-feira, 30 de outubro de 2012

Brilho duplo em Grupo II com


Econash e a estrela de Mazini


Principal atração da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea, o GP Antônio Joaquim Peixoto de Castro Jr., do Grupo II, em 2.400 metros, grama macia, teve uma chegada emocionante. O campo extremamente equilibrado de nove competidores provocou inúmeras interpretações na crônica e foram diversas as indicações. As apostas foram divididas e o favorito acabou sendo Ibrahimovic, com rateio eventual de 3,50 por 1. O train da prova foi movido por Godsmustbecrazy, seguido de perto por Sendind Kisses, que pareceu disparar, mas controlado por Lavor. Os demais competidores se revezavam nas posições imediatas. Na reta final o primeiro a se apresentar foi Filho do Vento, que assumiu a liderança mas foi logo atacado por Econash, com Mazini, que surgiu com excelente ação, assumiu a liderança e cruzou o disco com paleta de vantagem sobre o adversário. Sending Kisses, Tônemaí e Spitfire completaram o marcador. O vencedor, por Special Nash e Vicunha, criação e propriedade do Stud Red Rafa, foi apresentado por Cosme Morgado Neto e assinalou o tempo de 145s60. Segundo Cosminho, se tudo correr bem, o cavalo nada apresentar de anormal, a meta será a disputa do GP Carlos Pellegrini, marcado para 15 de dezembro no Hipódromo de San Isidro.

Tartan Hall e Resting Time demonstraram qualidade

Os destaques da corrida do último sábado no Hipódromo da Gávea foram duas carreiras clássicas destinadas à nova geração, ambas em 1.600 metros, grama macia. Primeiro foi disputado o Clássico Ernani de Freitas que marcou a vitória firme do argentino Tartan Hall, bem dirigido por Vagner Borges. Martim Caçador cruzou o disco em segundo, mas foi desclassificado em favor de Aerosol. Aliás, esse corredor não largou bem, teve um percurso complicado e chegou voando. Em carreira normal poderia até ter vencido a carreira. O ganhador, por Put It Back e Tarte Tatin, criado pelo Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Alvarenga, assinalou 93s51. Júlio Cezar Sampaio apresentou os dois primeiros colocados. Pouco depois foi a vez do Clássico Octávio Dupont que teve chegada eletrizante. Numa disputa espetacular, Resting Time, com Carlos Lavor, cruzou o disco com meia cabeça de diferença sobre Afrancesada, que livrou paleta sobre Tequinegra. House of Art e On To Maria completaram o marcador. A vencedora, por Northern Afleet e Incancellabile, criada pelo Haras Old Friends e propriedade do Stud São Francisco da Serra, marcou tempo melhor que o do potro: 93s17. Definitivamente, a tarde clássica pertenceu ao “Alemão”.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“Quem faz uma vez, não faz duas necessariamente, mas quem faz dez, com certeza fará onze." (Chaplin)
Rapidinhas

* Na última sexta-feira foi disputada a Prova Especial Emílio Garrastazú Médici, em 1.900 metros, areia, reunindo apenas quatro competidores. Confirmando o grande favoritismo, Montardon, com Vagner Borge, venceu facilmente para a alegria de Raul Regis, titular do Stud Globo, que veio do Rio Grande do Sul assistir a vitória do filho de Northern Afleet e Fit To Fly, treinado pelo craque Guignoni.

* Semana boa para o menino Henderson Fernandes que venceu muitas corridas mantendo-se na segunda colocação da estatística, mas ainda longe do líder. Quem vibrou demais com as vitórias foi o amigo Eduzinho Coimbra, que foi craque de bola, é turfista e um bom amigo.

* Dalto Duarte também ganhou corridas e manteve a liderança da estatística com  27 vitórias de vantagem. Diferença fundamental para quem vai cumprir suspensão de quase três semanas.

* O menino que vi crescer e hoje se tornou um dos melhores treinadores do turfe nacional voltou a ganhar corridas e ocupa a segunda posição da estatística, atrás apenas do campeão Venâncio Nahid. Sem dúvida, este é o melhor momento da carreira de Christiano Oliveira. Sigo na torcida.

* Apenas três programações na Gávea e duas em Cidade Jardim no fim de semana. No feriado de finados, normalmente não são realizadas corridas.

* Aniversariou na última segunda-feira o amigo Sérgio Barcellos, vice-presidente de marketing do Jockey Club Brasileiro. Pena que o melhor presente não veio, ou seja, o tricampeonato de Kito Hope no GP Salgado Filho. Parabéns ao amigo.

* Só pra lembrar mais uma vez. Tanios corre na segunda-feira. A última corrida não valeu e agora vai com um jóquei que o conhece bem e inclusive já venceu com ele. Vai correr muito. Depois não digam que não avisei.


O MATUNGÃO VIBROU

Muitos amigos me rotulam de saudosista e dizem que adoro um “Varandão da Saudade”. Pois que seja, mas relembrar coisas boas pra mim é motivo de imensa satisfação. E foi o que senti no último domingo assistindo a Mesa do Turfe, comandada pelo amigo Jair Balla e que teve como convidado Carlos Alberto Machline. Como todos que me conhecem sabem, tenho paixão por cavalos de corrida e por corrida de cavalos e jamais fui “bairrista”. Tenho orgulho de dizer que fiz de tudo no turfe, menos ser jóquei (obviamente). Repórter e jornalista há 40 anos, treinador, locutor e proprietário de cavalos desde 1974. Enfim, isso não é autobiografia, mas sim pra dizer que embora carioca, sempre fui fã do Haras Rosa do Sul. Emerald Hill, Dark Brown e outros me marcaram, mas Big Lark está vivo na minha memória, pois começava a narrar em rádio e meu primeiro GP Brasil foi o de 1980, quando venceu Big Lark e deu aquela tremenda encrenca entre Queiroz, que montou Dark Brown e Meneses, que dirigiu Baronius. Quando treinei em São Vicente, perdi um páreo em Cidade Jardim no olho mecânico para uma égua do Rosa do Sul chamada Double Quick. Que derrota chorada...Mas valeu Jair e valeu Beto Machline. O programa de domingo me emocionou de verdade.

O MATUNGÃO E ADÉLCIO

Deixei para comentar neste tópico final duas vitórias clássicas que também aconteceram nas corridas do último final de semana no turfe carioca. E deixei exatamente para este espaço para poder falar melhor sobre um treinador vitorioso, de categoria, responsável por um grande criador e proprietário e que continua mantendo a serenidade e humildade, tratando os amigos como sempre fez. Me refiro a Adélcio Menegolo que milita há muito anos no turfe do Rio de Janeiro, após ter começado no Paraná. Trabalhando para o Haras Anderson, foi responsável por vitórias importantíssimas de excelentes corredores e mantém um ótimo nível de aproveitamento. Menegolo apresentou no domingo Unique Zuca, que venceu com autoridade a Prova Especial Platina. Na segunda-feira, mandou à raia o potro Age Beautiful que deu um show e bateu o grande favorito Kito Hope no GP Salgado Filho, assinalando a excepcional marca de 98s48. Portanto, meu destaque e os parabéns para este grande profissional...Chega! 
As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: