terça-feira, 23 de outubro de 2012

Stockholder é o “Messi”


Da Coudelaria Barcelona

No último domingo a festa maior aconteceu no Hipódromo do Tarumã, em Curitiba, com a realização da 70ª edição do GP Paraná. Programação de luxo e uma festa que começou na sexta-feira, com leilão de animais em treinamento, uma corrida com oito páreos e à noite, o já tradicional “Páreo da Balada”. Na tarde festiva do dia 21, casa cheia, provas interessantes e a carreira principal, marcando a vitória espetacular de Stockholder, muito bem dirigido por Henderson Fernandes, que ao observar que a partir do terceiro páreo os jóqueis procuravam o externo da pista, conseguiu entrar na reta final e colocar o alazão colado à cerca externa para passar de viagem pelos adversários. Apresentação nota mil para este fantástico Dulcino Guignoni, que adicionou ao vitorioso cartel, a única prova que ainda faltava. Alegria total para o “Vasquinho”, titular da Coudelaria Barcelona, por mais uma vitória do seu “Messi”, este brasileiro e muito bem criado pelo Haras São José da Serra. Aos companheiros da crônica, parabéns pelo belíssimo trabalho.

Olympic Leader foi o maratonista da vez

O destaque da corrida do último sábado, na Gávea, foi Prova Especial José Bastos Padilha, em 3.200 metros, grama leve, sétima etapa da Taça Quati. Como tem acontecido nestas provas de percurso alentado, campo reduzido e reunindo praticamente os mesmos corredores. A indicação lógica era Le Kinoplex, que vinha de vencer as duas últimas “maratonas”, mas desta vez quem brilhou foi Olympic Leader, que acompanhou o “train” extremamente lento movido por Torta de Frango e dominou a prova na reta final, fugindo para o disco e aparando com sobras o arremate forte do favorito. Boa direção de Vagner Borges que teve uma semana bastante vitoriosa, mostrando que está voltando à antiga forma. Apresentação do craque Dulcino Guignoni no defensor do Stud Wall Street, de Jack Bell. Falta uma etapa para o final da Taça Quati, agora em 3.500 metros e vamos aguardar para conferir qual será o maratonista campeão.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“Para ter sucesso neste mundo não basta ser estúpido, é preciso também ter boas maneiras." (Voltaire)
Rapidinhas

* Próximo fim de semana com muitas atrações clássicas nas quatro reuniões da Gávea. Provas para a nova geração na milha, além de importante carreira de grupo em 2.400 metros. É torcer para termos grama em boas condições.

* Didimo reapareceu com vitória firme no último domingo em Cidade Jardim. A meta agora é preparar o excelente filho de Nedawi para o GP Carlos Pellegrini, marcado para 15 de dezembro em San Isidro.

* Dalto Duarte venceu menos esta semana mas se mantém com boa vantagem na liderança da estatística. Quem obteve ótimo resultado foi Vagner Borges, campeão da última temporada, vencendo muitos páreos.

* Nesta quarta-feira leilão interessante promovido pela Pro Turfe. Potros da geração 2010, reprodutoras e animais em treinamento. Boas oportunidades para reforço de plantel.

* Antonella Baby e Vestida de Noiva, duas potrancas de excelente categoria, treinadas por Venâncio Nahid, devem participar do GP Diana, terceira e última etapa da Tríplice Coroa, em Cidade Jardim, marcado para 11 de novembro.

* É bom jóquei o Alexandre Correa e tem aproveitado muito bem as oportunidades que lhe são dadas. Acredito mesmo que merecia montar bem mais. Além de tudo é leve e ótimo largador.

* Grape Marjori venceu uma linda carreira no último sábado para a alegria do “seu” Antônio, titular do Stud Valbom, que tem reforçado o plantel para a alegria dos amigos e torcedores da farda verde e encarnada.

* Daniel Lopes recebeu matrícula definitiva do Jockey Club Brasileiro e a partir desta semana deixa de ser exclusivo do Stud Golden Horses. Com certeza, mais um excelente representante da família Lopes que deve obter ótimos resultados como Manoel Renato, José Antônio, Girceu, Valter, todos profissionais vencedores.

* Não valeu a última corrida do Tanios, cavalo de difícil direção que não contou com a montaria dos jóqueis que mais o conhecem e que ganharam com ele. Vai ser inscrito para a próxima semana e pode vencer sem surpresa.


O MATUNGÃO VIBROU

Quem gosta de cavalos de corrida e de corrida de cavalos vibra quando surge um craque, um verdadeiro campeão, seja onde for. Hoje, com a globalização, fica fácil acompanhar a campanha de um campeão pelos hipódromos do mundo. Ao longo destes 40 anos ligados ao turfe, vibrei com algumas campanhas fantásticas, em nosso país, na América do Sul e no mundo inteiro. O caso mais recente foi o do extraordinário Frankel, que no último sábado encerrou a campanha de forma triunfal. Participando e vencendo do Qipco Champion Stakes, do Grupo I, em Ascot, sob a direção de Tom Queally, o fenômeno filho de Galileo e Kind (Danehill), alcançou a 14ª vitória em igual número de apresentações. O defensor das cores de Khalid Abdullah agora vai servir na reprodução e com toda certeza, produzir corredores de extrema qualidade.

O MATUNGÃO E A NOTURNA

Numa decisão muito acertada da Comissão de Corridas do Jockey Club Brasileiro, algumas provas do calendário clássico, marcadas para a pista de areia, têm sido disputadas nas programações noturnas das segundas-feiras. E nesta última o destaque ficou por conta da Prova Especial João e Jorge Jabour, em 1.200 metros. Na carreira em homenagem a uma das mais tradicionais famílias de turfistas, vitória fácil da grande favorita Mirabile Visu, muito bem dirigida por Vagner Borges, que acompanhou de perto o train movido pela veloz Bellamore e dominou a adversária logo após a entrada da reta final. A vitória deixou ainda mais feliz o titular da Coudelaria Barcelona, o amigo “Vasquinho”, que na véspera vencera o GP Paraná com Stockholder. Numa semana onde brilhou em todos os clássicos, mostrando sua incontestável capacidade profissional, Dulcino Guignoni mandou fazer mais uma nova estante em sua casa para a colocação de troféus, uma vez que as já existentes estão completamente lotadas...Chega!
As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet. 

Nenhum comentário: