terça-feira, 16 de outubro de 2012

Vitória Olímpica que vale


Medalha de ouro no pódio

O GP Linneo de Paula Machado, Grande Criterium, do Grupo I, em 2.000 metros, grama pesada, foi a principal atração da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea. Prova mais importante do ano para produtos da nova geração, a carreira reuniu os principais potros de 3 anos do turfe carioca. Heaven Fleur e Arkansas Sand foram os dois mais apostados, em razão das excelentes campanhas. Após a partida, On The Brink (também muito apostado), assumiu a liderança e logo após a entrada na reta oposta, alguns potros “sobraram”, e entre estes Tailezin talvez tenha sido o mais prejudicado. Na reta final, On The Brink ainda liderava, mas vários competidores se apresentaram e entre eles o alazão Vitória Olímpica, por fora, com grande ação. Conduzido por Marcos Mazini, o defensor do Stud TNT dominou o páreo sem luta, para vencer com firmeza. Nos 300 finais, Micro Chip, fazendo manhas, se atirou para dentro, enquanto alguns competidores vieram de dentro para fora. No lance, Episódio Final, que atropelava, “se perdeu” nas patas dos adversários e “rodou”. Josni Ribeiro nada sofreu e o potro não apresentou problema. Heaven Fleur e Micro Chip decidiram o segundo lugar na fotografia, com vantagem mínima para o primeiro. Mr.Lam foi o quarto colocado, enquanto Victorius Champ completou o marcador. O vencedor, por Northern Afleet e Magic Rafaela, foi apresentado pelo campeão Venâncio Nahid. Seu futuro ainda será decidido, mas poderá ser o Derby paulista.

Atlante, como vinho, quanto mais velho melhor

O destaque da corrida do último sábado, na Gávea, foi Prova Especial African Boy, em 1.000 metros, grama pesada, para corredores de 3 anos e mais idade. No reduzido campo de apenas cinco competidores, um potro de 3 anos (Ton Ly), dois de 4 anos (Vet Boy e Viper Dodge), um participante de 5 anos (Grape Marjori) e o “tio” do páreo, o 6 anos Atlante. Após a boa largada, o potro Ton Ly e Viper Dodge saíram se pegando com vontade. Logo após a entrada da reta, Grape Marjori se apresentou e passou pelos dois da frente, dando a impressão de que seria o vencedor. Mas, muito bem levado por Rodrigo Salgado, o defensor de Paulo Brown Meira passou de passagem pelo ponteiro e venceu com firmeza, para a alegria do treinador Marcos Ferreira e do misto de redeador e ferrador Daniel, o maior fã de Atlante. Vet Boy formou a dupla. Adquirido em claiming há pouco tempo por Marquinhos, o corredor emplacou a terceira vitória consecutiva com a nova farda. A próxima apresentação do filho de Mensageiro Alado deve acontecer em novembro, na Prova Especial Mossoró.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“Ser ofendido não tem importância nenhuma, a não ser que nos continuemos a lembrar disso." (Confúcio)
Rapidinhas

* Impressionante a segunda apresentação do potro Blue Trix Mix, do Stud Amigos da Barra, na última sexta-feira. Após estreia onde venceu disparado, o filho de Major Storm voltou a ganhar de ponta a ponta e na marca incomum de 71s93, que há muito não era assinalada no Hipódromo da Gávea. Agora, com todo mérito, vai partir para a esfera clássica. Corre muito. De parabéns o treinador Leonardo Reis.

* Outro que venceu mais uma vez, mesmo deslocando peso alto foi First Point, que com a mudança de raia não teve dificuldade para vencer. Também é um ótimo corredor em pista de areia o defensor do Stud Marisa Star. Apresentação nota 10 do craque Darci Minetto.

* Boa semana para o jóquei Valdinei Gil que conseguiu vencer algumas provas dando excelentes direções. Duas que gostei muito aconteceram na noturna de segunda-feira, conduzindo First-Rate e Fratello. É um excelente jóquei.

* Por em segunda-feira, muita festa na vitória de Kaiser do Austria, do amigo Márcio Kleber Pereira Torreão da Costa, um médico rubro-negro apaixonado pelo turfe. O cavalo estava uma pintura e venceu fácil.

* Didimo, ganhador do último GP Brasil, volta às pistas no próximo domingo, em Cidade Jardim, participando da Prova Especial Thignon Lafré, em 2.400 metros, grama. O filho de Nedawi prepara-se para o GP Carlos Pellegrini que será disputado em 14 de dezembro no Hipódromo de San Isidro.

* Meu amigo comendador José Lírio Aguiar está em Portugal. Com certeza visitando lugares fantásticos na “terrinha”. Por falar em Lisboa, lá mora um grande jornalista amigo meu: José Roberto Tedesco.

* Aliás, meus amigos circulando pelo “Velho Mundo”. Chegou de Paris há bem pouco tempo Luís Edmundo Cardoso Barbosa. Meu amigo “Capitão” curtiu a “cidade luz” mais uma vez, ao lado de Dona Regina.

* Malvadão não deu confiança aos adversários e venceu com firmeza para a alegria de Thomaz Faria, titular do Stud Enfant Gaté. Vitórias acontecendo e o time disparando rumo ao tetra. (Não estou “secando”, aliás não costumo fazer isso, nem no futebol e muito menos no turfe).

O MATUNGÃO VIBROU

Vou repetir o que escrevi aqui em maio deste ano, sobre Adail Oliveira que conheci há muito tempo. Repito isso, pois me orgulho de ver Christiano, que praticamente vi nascer, em segundo lugar na estatística e brilhando, para o orgulho do pai, que foi um jóquei excepcional e um ótimo treinador. Adail Oliveira venceu duas carreiras com o animal Cassius, de minha propriedade e ao ver Christiano brilhando me veio à memória o GP São Paulo de 1977, que assisti na cabine de transmissão ao lado do saudoso Nilsão Genovesi, quando Adail venceu com Mogambo. Anos depois, como editor do jornal O Povo, tive a ousadia de colocar em manchete, com foto e tudo, a tordilha Anilité, pouco visada, como a pule boa do GP Brasil. Montada por Adail e preparada por “seu” Alcides, a tordilha do Haras Santa Ana do Rio Grande não bateu no bico. Podem até chamar de “Varandão da Saudade”, mas lembranças assim me fazem vibrar. A foto é do Mogambo vencendo o GP Piratininga em São Paulo, com Adail.

O MATUNGÃO E O GP PARANÁ

Domingo, no Hipódromo do Tarumã, será disputado o GP Paraná, maior prova do turfe local e uma das poucas provas de grupo do turfe nacional em pista de areia. A tradição paranaense na história do esporte é incontestável, não apenas pela realização das carreiras e também pela criação. Dos campos paranaenses saíram craques memoráveis e para citar apenas alguns mais recentes, lembro Sandpit e Much Better. A paixão pelos cavalos de corrida e pelas corridas de cavalo é inegável entre o povo do Paraná e o Tarumã merece destaque no cenário nacional. A festa já começa na sexta-feira com programação em simulcasting com a Gávea e o já tradicional “Páreo da Balada”. No domingo, programação de luxo com destaque maior para os 2.000 metros. Desejo a toda diretoria do Jockey Club do Paraná e aos colegas de imprensa, sucesso na cobertura desta importante festa do turfe nacional. Ao Gerson, Arthur Almeida, Micka, Ronconi, enfim a todos os cronistas e em especial ao meu amigo José Luiz Lobo, um forte abraço...Chega!
As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet. 

Nenhum comentário: