terça-feira, 9 de outubro de 2012

Talvez agora tenha


Chegado a hora dela

A principal atração da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea foi o GP Marciano de Aguiar Moreira, do Grupo II, em 2.400 metros, grama, para éguas de 3 anos e mais idade. As mais visadas da carreira, sem dúvida alguma, eram as duas “Las”, que chegaram agarradas em agosto, no ”Brasil das Éguas” e mesmo como o aumento do percurso, eram as candidatas do retrospecto. La Française, segunda colocada para La Defense, na citada prova, voltou a se apresentar posteriormente e venceu com autoridade. Procedentes de Cidade Jardim, Donatela Bela e Dinovo eram encaradas como adversárias poderosas, principalmente a segunda, muito prejudicada nos dois quilômetros do antigo “Osaf” e contando com a sempre animada e bela Josiane Gulart no dorso. Enfim, na hora da verdade, nenhuma delas passou na frente. Ao contrário do que acontecera em seu último compromisso, a americana May Be Now assumiu a liderança sem ser guerreada e, muito bem dosada pelo excelente Ilson Correa, venceu de ponta a ponta marcando ponto para o Stud Rio Dois Irmãos. Apresentação, como sempre, nota 10 do campeão Venâncio Nahid.

High Jinks confirma favoritismo

O destaque da corrida do último sábado, na Gávea, foi Prova Especial Victor Guilhem, em 1.600 metros, grama, para éguas de 3 anos e mais idade. Favorita do público em razão de suas últimas apresentações, a potranca High Jinks venceu com autoridade, recebendo boa direção de Vagner Borges. Mantida em quarto lugar na primeira parte do percurso, enquanto Amanjena e Vostro Amore faziam um train veloz, a corredora dominou o páreo nos últimos 400 metros e aparou com sobras o arremate forte de Arizona Gipsy. Foi o predomínio das mais novas. Com percurso muito atribulado, ficando sem passagem duas vezes na fase decisiva, a tordilha Zafira perdeu o terceiro lugar para Ibizense, mas com caminho mais livre, certamente, teria chegado bem mais perto. A ganhadora, de criação e propriedade da Coudelaria Jessica, foi apresentada por Júlio Cezar Sampaio e obteve a quarta vitória de uma campanha de oito apresentações.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“A ciência sem a religião é manca, a religião sem a ciência é cega." (Albert Einstein)
Rapidinhas

* Eletrizante a chegada do GP Henrique de Toledo Lara, sábado, em Cidade Jardim. Quando parecia que Baruta e Vestida de Noiva decidiram a carreira, Zara e Avon Lady (esta passando entre as duas que brigavam) dominaram a carreira. Sensacional as corridas das pensionistas de Neném Nahid e Cosminho Morgado Neto. Contem com elas na Tríplice Coroa carioca, ano que vem.

* Não menos empolgante foi a chegada do GP Jockey Club de São Paulo, atração de domingo em Cidade Jardim. Em atropelada espetacular, em ritmo de tango, Concilium levou a melhor, numa direção fantástica de Antônio Mesquita. Ricardinho veio da Argentina montar Mr.Tide que na entrada da reta chegou a se apresentar, mas no final chegou fora do marcador.

* Dalto Duarte continua com fome de vitórias e teve uma semana mais uma vez bastante proveitosa. Segue firme na liderança da estatística. Quem também brilhou na semana foi Ilson Correa, outro jóquei de primeira linha. Entre os treinadores, Cristiano Oliveira brilhou, merecidamente.

* Muito bom ver “seu” Antônio, titular do Stud Valbom, voltando às compras. A tradicional farda verde e encarnada já tem sua história no turfe e sempre foi ganhadora. Boa sorte ao amigo é o que desejo.

* Dani Gusso Fagundes visitando o Rio no último fim de semana. É sempre muito bom rever tanta alegria e paixão pelo turfe. Dani é muito querida por todos e quando vem a recepção é sempre de Cláudia Cury, Cristina Rezende, Juliana Dias, Dani Bartoli, com o parceiro André Cunha zoando muito.

* Muito profissionais e proprietários reclamando da cerca móvel de 12 metros. Segundo eles a pista fica dividida e em páreos cheios a coisa realmente complica.

* Candidato da maioria dos profissionais do turfe, Carlos Caiado se elegeu, para a grande alegria do povo da Gávea. Por falar em eleição, o voto não devia ser obrigatório. Esta é a minha opinião.

* As vezes fico imaginando uns páreos que seriam fantásticos para narrar. Por exemplo a Prova Especial Pinguço, reunindo American Bar, Jack Daniel's, Scotch, Cachaceiro da Borda, Iced Whisky. Rum Cubano...

O MATUNGÃO VIBROU

Confesso que sempre fui meio avesso às corridas no sentido horário, como em muitos hipódromos estrangeiros e aqui mesmo em nosso continente, como por exemplo, no Chile. A gente cresce assistindo as carreiras do nosso país e principalmente da Argentina e quando ocorre uma prova importante no sentido contrário, desejamos assistir. Mas, repito, fica estranho. Foi impressionante a disputa do GP Arco do Triunfo, a mais tradicional e charmosa competição do turfe europeu e a chegada realmente foi algo de arrepiar. Quando o tríplice coroado japonês Orfèvre parecia com a vitória assegurada, eis que surge Solemia, exigida por Olivier Peslier e alcança o adversário bem perto do disco e livra pequena vantagem. Foi a quarta vitória do jóquei na importante carreira. Camelot não fez nada, deixando o Rei Arthur completamente decepcionado.

O MATUNGÃO E OS DETALHES

Joemil Souza é um turfista de longa data. Funcionário durante anos no IBGE é também escritor, o que pouca gente sabe e tem livros publicados. Alguns fantásticos sobre literatura infantil. Ligado também ao mundo do samba é um apaixonado por tudo aquilo que faz. E uma de suas melhores qualidades é fazer amigos. Enfim, Joemil é um estudioso das corridas e atento demais aos detalhes das carreiras. Tem feito um trabalho de análise das competições e com isso ajudado a turfistas. Participante do programa Rede Turfe na TV, do compadre João Carlos Faro, tem sempre um comentário inteligente e bem humorado para fazer. Amigo dos profissionais, providenciou faixa para homenagear, mais recentemente, as 1.000 vitórias de Victor Paim, como treinador. Enfim, todo mundo no turfe conhece e gosta do Joemil e quem puder ter acesso ao excelente trabalho que ele faz com os detalhes das corridas, certamente vai passar a acertar muito mais. Enfim, esta é minha homenagem ao amigo...Chega! 
As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira, site Jockey Club de São Paulo e colhidas na internet.

Nenhum comentário: