terça-feira, 2 de outubro de 2012

Aspiración e o feito


Inédito de Marcelle

A principal atração da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea foi o GP Costa Ferraz, do Grupo III, em 1.000 metros, grama, para éguas de 3 anos e mais idade. No dorso da grande favorita Aspiración estava a joqueta Marcelle Martins, que com a mesma potranca, finalizou em segundo lugar no GP Major Suckow, depois de pontear desde a partida e ser superada nos metros finais por Pippa. Desta vez a largada não foi tão boa e a defensora do Haras Santa Maria de Araras corria em terceiro lugar. Mas, logo após a entrada da reta final, Bárbara do Truc, que liderava, saiu um pouco da cerca, surgindo uma providencial passagem, muito bem aproveitada por Marcelle. Aspiración então passou pela líder da prova e cruzou o disco em primeiro lugar. Com o êxito, a jovem se tornou a primeira joqueta a vencer uma prova de grupo no Hipódromo da Gávea. A primeira mulher, como treinadora, foi Cláudia Cury, com Jarrinho, no GP Presidente da República. A ganhadora foi apresentada, como sempre, em grande forma por Roberto Morgado Neto. A registrar a ótima apresentação de Bárbara do Truc, do meu amigo Sérgio Livramento, treinada por outro amigo, Darci Minetto.

Gil pegou carona e venceu a Prova Especial Hamdam

O destaque da noturna desta segunda-feira foi a Prova Especial Hamdam, em 1.900 metros, areia, para competidores de 3 anos e mais idade. Como houve erro envolvendo o peso dos jóqueis da maioria dos inscritos, além da impossibilidade de alguns pilotos, aconteceram algumas alterações de montaria. Numa delas, a condução de Desejado Tide acabou caindo no colo de Valdinei Gil, que nem compromisso tinha na citada carreira. Jóquei muito tranquilo, com excelente cálculo de percurso, Gil aproveitou a oportunidade e passou na frente, marcando mais uma vitória clássica para o Stud Alvarenga, que acabou com dois representantes na foto da vitória, uma vez que Desejado Fighter, com Dalto Duarte, finalizou na segunda posição. A registrar a ótima corrida de Let Me Free, que largou mal e brigou em toda a reta, perdendo a dupla por pequena diferença. Os dois primeiros colocados foram apresentados pelo campeão Dulcino Guignoni.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes." (Albert Einstein)
Rapidinhas

* Trocaram de idade no último domingo os campeões Venâncio Nahid e Jorge Ricardo, que continuam brilhando em suas carreiras. Aos dois amigos, muita saúde, paz e ainda mais sucesso, se é que isso é possível. A idade deles? Não importa, parecem dois garotos ainda.

* Família Genzini, de São Paulo, marcou presença no Hipódromo da Gávea nas corridas de sexta-feira e sábado. Capitão Olímpico foi segundo colocado na sexta, mas os titulares do Stud Turf e Paixão não perderam a viagem, uma vez que no sábado teve foto da vitória com Paluda, no primeiro páreo.

* Gosto muito de ver correr o cavalo Fast Feet que sábado passado venceu u m handicap, na milha, mostrando categoria. Chega aos 6 anos em ótima forma, sempre dando alegria. Cavalo que qualquer um gostaria de possuir.

* Uma vitória que impressionou, no último sábado, foi a da estreante Chave de Cadeia, do Haras dos Girassóis. A diferença oficial foi de 24 corpos de vantagem, mas fica difícil realmente chegar a um número exato. E ela ainda “abriu” a reta inteira. Deste jeito ainda vai ganhar mais corridas por aqui.

* Nesta quinta-feira no tattersall da Gávea leilão super training da APPS, com um lote selecionado de animais em treinamento. Boas oportunidades para os proprietários cariocas reforçarem seus plantéis.

* No início de 2013 deve ser inaugurado o novo hipódromo de Fortaleza. As obras estão adiantadas e projeto é muito interessante. A paixão do nordestino pelo turfe é algo emocionante e desejo todo sucesso do mundo aos amigos cearenses.

* Outra notícia animadora é a que diz respeito à reforma da pista de areia do Hipódromo do Cristal, anunciada pelo presidente Vecchio. Muito bom tomar conhecimento de notícias desse porte. É o que costumo dizer: “O turfe é uma paixão que nunca morre, é eterna”. Parabéns pela iniciativa.

O MATUNGÃO VIBROU

Na última sexta-feira passei por mais um teste de cardíaco e tive a certeza que o coração vai muito bem, obrigado. Apesar de não estar trabalhando, estive na Gávea por duas razões: primeiro pelo fato de estar completando 5 anos como um dos locutores do JCB e segundo para assistir a corrida do meu Tanios, que vinha de perder por “raspa de focinho” na última. A única preocupação era o fato do cavalo não poder contar com Dalto Duarte (suspenso), que com ele venceu e o conhece muito bem. Tanios é um cavalo difícil de correr, pois tem que ficar longe para poder atropelar forte. Se correr perto, não chega. Sem dúvida, Ilson Correa é também um excelente jóquei. E no dorso do Tanios foi perfeito. No meio da reta achei que seria mais um segundo lugar, mas o cavalo dominou, livrou um corpo e Correa ainda fez posição. Como dizia o saudoso e querido amigo Chico Anysio: “Passar na frente é uma emoção única, como dor no rim”. Vibrei muito e valeu!

O MATUNGÃO E A ESTATÍSTICA

Passados os primeiros três meses da temporada hípica 2012/2013 e nota-se uma empolgante disputa na estatística, principalmente a partir dos segundos colocados, uma vez que os atuais líderes largaram muito bem e com tremenda disposição. Entre os jóqueis, o início de Dalto Duarte foi impressionante, interrompido apenas no último conjunto de reuniões, uma vez que o piloto cumpriu suspensão em três corridas. Montou no clássico de domingo e na programação de segunda-feira, chegando a um total de 63 vitórias. Em seguida aparecem Henderson Fernandes (45), Carlos Lavor (42), Valdinei Gil (41) e Marcelo Cardoso (40). Entre os treinadores, Venâncio Nahid teve um início de temporada dos mais proveitosos e lidera com folga, somando 42 primeiros lugares. O segundo colocado é Dulcino Guignoni (29). A seguir, Cristiano Oliveira e Jairo Borges (26) e logo depois Roberto Solané, Júlio Cezar Sampaio e Cosme Morgado Neto, todos com 24 triunfos. Por tudo isso, a temporada promete e muito...Chega!
As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet. 

Um comentário:

Robson Costa disse...

Marco Aurélio, parabéns pela vitória do Tanios, pena que não pude acompanhar na sexta-feira as corridas para investir uns trocados para garantir a cervejinha do final de semana.
Quero te avisar que infelizmente meu pai, para quem fizeste uma pequena homenagem ao mandar um abraço para ele algumas semanas atrás, não conseguiu vencer o duelo com um câncer e faleceu no último sábado. Vascaíno, turfista apaixonado e fã do seu trabalho, saiba que o seu abraço naquele sábado o deixou muito emocionado e a mim também, por isso, te agradeço pelo gesto e espero um dia conciliar minha agenda para te conhecer a agradecer pessoalmente, pelo gesto.
Grande abraço e obrigado mais uma vez.
Robson Costa